FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Out 2015

Oficina de Teatro dos ex-trabalhadores dos Estaleiros ensaia peça inspirada no Navio Gil Eannes

Neste mês de outubro, o projeto Noroeste Comunitário, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, deu início aos ensaios de uma nova […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Neste mês de outubro, o projeto Noroeste Comunitário, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, deu início aos ensaios de uma nova criação inspirada no Navio Gil Eannes, dirigida pelo encenador inglês Graeme Pulleyn, e na qual vão participar as oficinas de teatro ATIVAjúnior, ATIVAsénior e Enquanto Navegávamos – Oficina de Teatro de Ex-Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
A Oficina de Teatro de ex-Trabalhadores dos ENVC realiza ensaios às segundas-feiras, das 21h00 às 23h00, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda, sob coordenação de Ricardo Simões. O responsável explicou à Geice que este é um projeto artístico “para e com a comunidade”, para o qual contam com a experiência do encenador inglês. O projeto deverá estar pronto no início do próximo ano e terá como enfoque “todo o universo do navio Gil Eannes e a relação umbilical do navio à cidade”.
Para os antigos trabalhadores dos ENVC, a peça vem carregada de um simbolismo especial, até porque o Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tendo iniciado a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia.
Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts