FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 16 Out 2015

SMSBVC investe 200 mil euros para adquirir contadores inteligentes e alargar serviço de telemetria

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) vão investir mais de 200 mil euros na aquisição de contadores inteligentes que irão […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) vão investir mais de 200 mil euros na aquisição de contadores inteligentes que irão também permitir poupanças e reduções de água substanciais. Com esta aquisição, vão alargar o serviço de telemetria aos clientes da zona da União de Freguesias de Meadela, Santa Maria Maior e Monserrate.
O projeto dos contadores inteligentes que está a ser implementado no concelho de Viana do Castelo atinge já os 30%de cobertura e, em breve, este sistema de telemetria/telegestão irá aumentar o número de contadores, já que foi aprovado o concurso público para a aquisição de equipamentos de apoio à teleleitura e telealarmística rádio fixo que permitem efetuar leituras em tempo real e obtê-las remotamente. Este sistema está a ser implementado faseadamente devido ao elevado valor de investimento, alargando agora à União de Freguesias da cidade.
Este investimento na telemetria tem vindo a permitir a redução de perdas de água, como é o caso da Amorosa onde, desde 2012, se verificou uma redução de 20% nas perdas, sendo agora de 5%.
De lembrar ainda que, recentemente, os SMSBVC criaram um novo serviço destinado às empresas do concelho, instaladas nos parques empresariais. Trata-se da disponibilização dos consumos de água através da telemetria para uma gestão mais eficiente dos consumos de água das empresas. Esta medida possibilita o acesso aos consumos de água, permitindo monitorizar o consumo diário das empresas de forma a atingir uma gestão eficiente dos recursos hídricos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts