FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Nov 2015

Alvarães promove tradições e ensina folclore a cerca de 90 crianças

Na freguesia de Alvarães, concelho de Viana do Castelo, cerca de 90 meninos começaram, este mês, a ter aulas de iniciação ao folclore. O novo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na freguesia de Alvarães, concelho de Viana do Castelo, cerca de 90 meninos começaram, este mês, a ter aulas de iniciação ao folclore. O novo projeto, desenvolvido junto das crianças do Centro Escolar de Alvarães, pretende “promover as tradições locais” e envolve crianças do ensino primário.
Neste momento, os meninos do 2º e 3º ano do ensino básico têm aulas às segundas-feiras e o 4º ano aprende o folclore às sextas-feiras. “São meninos com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos”, explica Diana Faria, que se tornou, por esta altura, numa verdadeira “professora” de folclore.
A responsável tem 22 anos e é membro do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães. Tornou-se animadora deste projeto e garante que “o objetivo é que os mais pequenos comecem a aprender as tradições, a aprender a gostar de folclore”, para que a dança tradicional não seja vista “como uma coisa parola”.
Assume a dançarina que “o folclore é mais do que dança, é uma aprendizagem das tradições da freguesia”.
A turma do 3º ano, com cerca de duas dezenas de pequenos dançarinos, foi a primeira a experimentar estas aulas, logo no início do mês.
Diana Faria, que é professora de educação física na Escola de Monserrate, em Viana, assume que estava com alguma receio, “à espera de uma reação muito mais negativa do que aquela que obtive”. “Foi-me dito que eles estavam com medo, e que alguns até nem queriam vir, mas vieram e gostar”, contou à Geice, satisfeita, no final da primeira aula. Apenas alguns meninos mais pequenos, do primeiro ano, não estão envolvidos no projeto.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Alvarães assegura que “entre 80 a 90 crianças”, do primeiro ao quarto ano, estão integradas nesta iniciativa. Fernando Martins explica que o Centro Escolar de Alvarães conta com uma centena de alunos e que quase todos os meninos estão a aprender a dançar folclore, num projeto que surgiu “a pedido das professoras”.
“O Grupo de Danças e Cantares de Alvarães tem feito um excelente trabalho e, como a freguesia está com várias iniciativas de promoção das tradições, achamos que este era um excelente projeto”, revelou, acrescentando que “as tradições fazem parte da nossa cultura”.
As aulas de iniciação ao folclore são uma atividade que faz parte do programa escolar, com a colaboração gratuita do grupo folclórico.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts