FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Nov 2015

Associação “Vila Animal” diz que espera há 3.522 dias por resposta da autarquia

Há já 3.522 dias úteis que a associação “Vila Animal”, sediada em Viana do Castelo, aguarda por um espaço digno para a construção de um […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Há já 3.522 dias úteis que a associação “Vila Animal”, sediada em Viana do Castelo, aguarda por um espaço digno para a construção de um lar de acolhimento para animais de rua. Ao ver o prazo para deixar a casa onde está instalada a aproximar-se e ainda sem solução para abrigar os animais de que cuida, a Vila Animal lançou uma petição on-line para apelar à autarquia de Viana do Castelo, contando já com mais de 700 assinaturas.
 “A Associação Vila Animal, com sede em Viana do Castelo, doravante designada Vila Animal, foi formalmente criada em fevereiro de 2010, por sugestão do Ex.º Presidente da CMVC, José Maria Costa”, refere a petição, revelando que “esta formalidade revelava-se necessária para permitir um apoio legal à Associação que, de outra forma, segundo o senhor presidente, não seria possível”.
“Cumpridos os ‘requisitos legais’, a Vila Animal encontra-se a aguardar, há cerca de 6 anos (3 522 dias úteis) pelo prometido: um espaço digno da construção de um lar de acolhimento para animais abandonados”, explica o documento. Desde que foi criada, a associação já contribuiu para 2.945 adoções, tendo esterilizado 4.235 animais.
A petição revela que a Vila Animal é atualmente constituída por cerca de 360 sócios ativos que “desenvolvem ações de proteção, sensibilização, recolha e até custeamento de tratamentos, mormente de cães e gatos, no concelho de Viana do Castelo”. “Prestam auxílio aos animais e realizam um trabalho extremamente importante na ‘limpeza’ da nossa cidade e das nossas freguesias”, indica o documento que foi colocado on-line, revelando que “em alguns casos, são decisivos no salvamento de animais atropelados e/ou maltratados”.
Nas suas atividades regulares, a Vila Animal coopera de forma mútua com a GNR, a PSP, os Bombeiros de Viana do Castelo e variadas outras associações existentes no concelho, assim como com a autarquia, na figura do Canil Municipal.
“Desde a sua criação, a Vila Animal tem-se localizado numas instalações cordialmente cedidas por um particular, no centro da cidade”, mas atualmente, devido à venda do espaço, a associação tem de abandonar as instalações até final deste ano, “ficando estes animais literalmente, e novamente, sem teto”. “Não há solução à vista e as promessas do Srº Presidente da CMVC não têm prazo para se cumprir”, lamentam os signatários.
“A única resposta que nos dão é ‘está-se a tratar, está-se a tratar’, mas não passamos disso, não estamos a ver evolução nenhuma”, referiu Maria José Barreiros, presidente da Vila Animal.
“Ao assinar esta petição, os cidadãos do concelho de Viana do Castelo, e apoiantes de outros concelhos, estão claramente a amparar a Vila Animal na sua luta pela melhoria das condições de vida de todos os animais abandonados, e a apoiar a revindicação por um espaço e/ou terreno, onde possa ser edificado um novo abrigo, com todas as condições. Juntamente com a Vila Animal, demonstram o seu descontentamento com a alienação da Câmara de Viana relativamente a esta questão, e pedem soluções céleres”, manifesta a petição.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts