FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Nov 2015

Município de Monção adere ao Bus Académico para apoiar 106 alunos do concelho

O município de Monção vai juntar-se ao Bus Académico, projeto criado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O município de Monção vai juntar-se ao Bus Académico, projeto criado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, para fornecer serviço de transporte a baixo custo para os estudantes que frequentam aquela instituição de ensino superior. A adesão de Monção vai permitir que os alunos do concelho raiano façam as viagens de ida e volta para as seis escolas do IPVC a preços acessíveis, diminuindo os encargos das famílias com o alojamento. Podem beneficiar deste apoio, comparticipado pela autarquia com uma verba anual de quase 5.000 euros, 106 alunos residentes no concelho de Monção que estão matriculados nas escolas do Politécnico.
O autocarro BUS Académico proporciona viagens diárias de ida e volta para as seis escolas do IPVC. Na última reunião quinzenal, o executivo municipal aprovou a assinatura de um protocolo de colaboração com o IPVC, visando a adesão ao projeto que, no caso de Monção, terá início no mês de janeiro de 2016.
O embarque e desembarque será no Centro Coordenador de Transportes, encontrando-se disponíveis bilhetes diários ou passes mensais. O tarifário para a Escola Superior de Desporto e Lazer, em Melgaço, e Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, é igual, ou seja, 1.30 euros para o bilhete diário e 10.00 euros para o passe mensal.
Para as três escolas do IPVC existentes em Viana do Castelo (Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Educação), o bilhete diário custa 3.90 euros e o passe mensal 30.00 euros. Para a Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, os valores oscilam entre 2.60 euros por dia e 20,00 euros por mês.
Além de promover a diminuição dos encargos familiares com o alojamento, esta iniciativa do IPVC, apoiada agora pela autarquia monçanense, pretende facilitar o acesso ao ensino superior público e o combate ao insucesso/abandono escolar.
O trajeto foi desenhado de modo a que todos os estudantes do distrito, independentemente do concelho onde residam, possam deslocar-se em horários que lhes permitam frequentar qualquer uma das escolas do IPVC. Para tal, o BUS Académico tem uma rota principal que faz ligação com algumas carreiras existentes. Em Monção, as ligações fazem-se a Moreira, Tangil, Riba de Mouro e Merufe (Portela de Alvite).

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts