FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Nov 2015

“Novembro Branco: Ecos de Igualdade 2015” combate violência contra as mulheres

Pelo terceiro ano consecutivo, a Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do seu Clube UNESCO – Cidadania e […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Pelo terceiro ano consecutivo, a Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do seu Clube UNESCO – Cidadania e Participação Jovem de Viana do Castelo, promove a realização da 3ª edição do “Novembro Branco: Ecos de Igualdade”, com o objetivo de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – 25 de novembro de 2015. Para a iniciativa, foi estabelecida uma parceria com o Gabinete de Atendimento à Família (GAF), através do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica, com a Associação Methamorphys e, este ano, também com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“Novembro Branco: Ecos de Igualdade 2015” apresenta-se como um conjunto de eventos recreativos, culturais e de sensibilização que pretendem sensibilizar e consciencializar a comunidade jovem e civil vianense para a importância de uma atitude proativa e de não legitimação da Violência Doméstica.
Neste sentido, a organização elaborou uma vasto programa, para desenvolver ao longo do mês, do qual consta a colocação do símbolo de indignação e repulsa pela violência contra as mulheres – Laço Branco – em tamanho gigante, na Praça da República. Este símbolo, em tamanho pequeno, será distribuído gratuitamente pela população vianense para, simbolicamente, se associarem à iniciativa.
Noites de Poesia “ A Violência não é um caminho…”; conferência “Da teoria à prática do Feminismo”; Tertúlia “ N(amor)o (Im)perfeito?” com a convidada especial Conceição Queiroz, jornalista da TVI; Corrida/Caminhada Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, com a participação especial de Manuela Machado e Aurora Cunha, são algumas das ações agendadas para este mês.
No dia 25 de novembro, serão várias as atividades a desenvolver ao longo do dia. Desde exposição de rua “Caminhos de Igualdade”, a jogos para a não-violência a decorrerem na Casa das Associações – IPDJ, entre outras.
Para finalizar o mês de iniciativas, acontecerá, no dia 25, um mega-evento no auditório do Centro Cultural de Viana  do Castelo , dirigido à comunidade juvenil, no âmbito da prevenção da violência no namoro. Trata-se da peça de Teatro “ACORDA!”, que está a cargo da Associação Juvenil de Deão (AJD), com início marcado para as 11h00 e na qual se espera a participação massiva dos alunos das diferentes escolas do concelho de Viana do Castelo.
Pelas 12h30 do mesmo dia, a Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, vai ser, mais uma vez, o palco para a construção de uma moldura humana onde estará representado o símbolo contra a violência: o laço branco.
Nesta 3ª edição pretende-se não só aumentar a participação por parte do público juvenil, no que diz respeito à sensibilização para a eliminação da violência no namoro (no ano de 2014 estiveram envolvidos cerca de 2 600 jovens), como também chegar ao público em geral e levá-los a participar nas várias atividades que lhes estão também destinadas, por forma a consciencializar a sociedade para esta temática.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts