FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

16 Nov 2015

Pinheiros doentes foram abatidos nas dunas do Cabedelo

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta segunda-feira, foi realizado um abate de pinheiros nas dunas do Cabedelo, numa ação determinada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O […]

Esta segunda-feira, foi realizado um abate de pinheiros nas dunas do Cabedelo, numa ação determinada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O abate dos pinheiros aconteceu devido uma “infeção pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) ”.
Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo revelou que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) foi alertado para a situação do abate através de “uma denúncia anónima”. Por isso, depois da denúncia, “foram acionados os meios que vieram a confirmar que se trata de um abate controlado, para conservação do pinhal existente naquela zona”.
 “O Nemátodo da Madeira do Pinheiro é verme microscópico causador da doença da murchidão dos pinheiros. Este organismo é classificado de quarentena pela legislação comunitária, o que significa que os estados membros que sejam afetados são obrigados a adotarem medidas específicas para o seu controlo e erradicação”, lê-se na página do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
De acordo com o Plano de Ação Nacional para Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro, que consta na página do Instituto, a doença pode ser combatida através da deteção e remoção dos pinheiros mortos ou com sintomas de declínio, preferencialmente no período de novembro a março de cada ano, eliminando todos os sobrantes de exploração florestal, e do controlo da população do inseto-vetor durante o seu período de voo (abril a outubro) por meio de armadilhas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts