FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Dez 2015

Atletismo: III Corrida S. Silvestre de Viana põe 1.000 adultos a correr e convida crianças para corrida solidária

É já este sábado que a cidade de Viana do Castelo recebe a III Corrida S. Silvestre e, para esta edição, estão previstos cerca de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

É já este sábado que a cidade de Viana do Castelo recebe a III Corrida S. Silvestre e, para esta edição, estão previstos cerca de um milhar de participantes. No ano passado participaram 600 atletas, mas este ano a corrida vai quase duplicar o número de inscrições. “São esperados cerca de 1000 atletas, o que, em relação ao ano anterior, evidencia um aumento significativo, e que encherá as ruas de Viana do Castelo com atletas de várias idades, várias nacionalidades e de vários pontos do país”, explica a organização.
A “III Corrida Entreportas S. Silvestre – Viana do Castelo” terá uma extensão de 10 quilómetros. Este é um evento promovido pela Câmara de Viana, XLife Events e com a colaboração técnica dos Cyclones Sports.
Aires Rocha, da Xlife Events, disse, em conferência de imprensa, esta terça-feira, que esta prova “já começa a ser uma referência de Viana na época natalícia, em que nós criamos, em conjunto com o setor de desporto da Câmara Municipal de Viana, um percurso pelo centro histórico, que inclui duas voltas”. “Queremos que esta corrida seja mais uma festa do que uma competição de atletismo, como temos vindo a assistir noutras cidades”, realçou.
Mais uma vez, o atleta vianense Hélio Gomes vai marcar presença e será “um sério candidato à vitória”. “Não é uma prova com prémios monetários mas, mesmo assim, conseguimos ter atletas de renome nacional”, garantiu o responsável.
Também Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto na Câmara de Viana, indicou que “o interesse maior deste evento advém do facto de este acontecer no centro histórico. A corrida vai-se desenvolver ao longo de várias ruas do centro histórico de Viana do Castelo, pelo que também vai servir para garantir a animação da cidade e de Natal”.
Renata Felgueiras explicou que “uma parte das receitas desta corrida de S. Silvestre será revertida a favor da Mobilitas”. A associação Mobilitas estará envolvida nesta prova com uma campanha para angariar verbas para a compra de dois equipamentos técnicos que “permitem às pessoas com mobilidade reduzida participar em trilhos e corridas”.
Para as crianças, está planeada a I S. Silvestre Kids Viana do Castelo, com aproximadamente 1 quilómetro, na mesma tarde. Neste caso, a inscrição consistirá na doação de um brinquedo para o “Prendão Solidário”, projeto da Câmara de Viana que está a angariar brinquedos novos ou usados, mas em bom estado, para as crianças mais carenciadas do concelho.
Aires Rocha explicou que “os miúdos entre os 3 e os 12 anos podem participar neste percurso, que terá cerca de 1 quilómetro, e não terão qualquer inscrição monetária, mas temos uma parceria com o ‘Prendão Solidário’ para que a inscrição seja um brinquedo doado pelas crianças”.
Também Jorge Pereira, da organização, indicou que, face às “solicitações” que estavam a receber, “deixar os miúdos de fora não fazia sentido”. “Decidimos criar esta corrida para os mais novos e tornar a festa ainda mais colorida. O Prendão Solidário só vai funcionar para a corrida das crianças mas, evidentemente, se os adultos quiserem participar, fica esse convite”, revelou.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts