FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Dez 2015

Autarca de Alvarães chocado com roubo de tubos de grés – “Eram um cartaz da freguesia elogiado por todos”

  O autarca da freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, está chocado com o roubo de cerca de uma dúzia de tubos […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
O autarca da freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, está chocado com o roubo de cerca de uma dúzia de tubos de grés que estavam instalados numa rotunda que garante um dos principais acessos à vila. Na noite de sábado para domingo, os ladrões roubaram cerca de uma dúzia de tubos e, para Fernando Martins, esta foi uma forma de tentar prejudicar a história e o passado da freguesia.
“Não valiam, se calhar, muito dinheiro, mas este roubo foi uma maneira de prejudicar o desenvolvimento da nossa freguesia”, declarou à Geice. O autarca local não apresentou queixa à GNR pois será “certamente, muito difícil de chegar aos ladrões” e afirma acreditar que o roubo aconteceu “mais por vingança ou por outras quezílias, porque valor material não tinham quase nenhum”. “Só se os queriam para decorar as casas ou os jardins de quem os roubou”, lamentou o responsável.
O autarca admite a “mágoa” de ver “o passado da freguesia” a ser alvo de roubo, dizendo que os tubos de grés representam uma das maiores tradições de Alvarães, a cerâmica industrial. Os tubos de grés tinham sido colocados na rotunda de acesso à vila em maio deste ano e, ao longo destes meses, “toda a gente nos deu os parabéns pela iniciativa”. “Os tubos têm tudo a ver com a freguesia, com a cerâmica industrial”, garante, afirmando que “tinham uma importância bastante significativa”.
“Quem por cá veio roubar os tubos de grés (cerca de uma dúzia), na noite de sábado para domingo, engane-se se pensa ter concretizado o seu objetivo”, declarou o autarca, nas redes sociais. Por isso mesmo, explica, o executivo “vai repor os tubos em grés”. “Não vamos colocar na rotunda os mesmos, até porque são raros, mas outros mais modestos”, afirmou.
“A população de Alvarães acha isto um verdadeiro atentado às nossas tradições, ao passado industrial da freguesia”, garante, dizendo que os tubos de grés “eram um cartaz da freguesia, elogiados por todos”, além de serem raros e “difíceis de encontrar”.
“Os ladrões tiveram de usar uma carrinha bastante grande e tinham de ser várias pessoas, pois os tubos eram bastante pesados”, explicou Fernando Martins. “Claro que estamos indignados, eram um verdadeiro ex-libris da freguesia de Alvarães, numa rotunda de entrada na vila, com muita visibilidade”, lamentou o autarca.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts