FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Dez 2015

Auto de Natal com 3.000 metros de extensão representado este sábado em Alvarães

Este sábado, ao final do dia, a vila de Alvarães, concelho de Viana do Castelo, pretende fazer uma grande celebração de Natal, com a representação […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este sábado, ao final do dia, a vila de Alvarães, concelho de Viana do Castelo, pretende fazer uma grande celebração de Natal, com a representação de um Auto de Natal que vai incluir 12 quadros vivos e que será apresentado ao longo de 3.000 metros.

Segundo a organização, estarão envolvidos no Auto de Natal mais de uma centena de populares, sendo o mais novo um bebé recém nascido, que fará de menino Jesus e os mais velhos serão adultos com mais de 70 anos.
Júlio Vieira, catequista de 19 anos, explica que “este ano decidimos criar algo novo para o Natal”. “Estamos a encenar a encarnação de Cristo, desde a anunciação do anjo a Maria até ao momento do nascimento do menino, a adoração dos reis e à Sua apresentação no templo” garante um dos responsáveis pela organização deste grandioso evento natalício, que terá início pelas 18 horas deste sábado.
Entre a mais de uma centena de populares envolvidos estão crianças, jovens e adultos e membros de associações da freguesia, desportivas, folclóricas, o grupo coral e os escuteiros da freguesia.
A iniciativa partiu de um grupo de catequistas da paróquia de Alvarães. Júlio Vieira, catequista e estudante do segundo ano do curso de História na Universidade do Minho, está responsável pela pesquisa e encenação do Auto e explicou que os ensaios iniciaram-se há cerca de mês e meio, obrigando a “muita pesquisa” e à leitura profunda dos quatro evangelhos.

Ao longo dos 3.000 metros de percurso do Auto, está previsto que outros populares e curiosos acompanhem os quadros em procissão.“Pretendemos revelar a verdadeira essência do Natal, por trás de toda esta festa, da alegria de presentes e muitas decorações. Temos o mais importante que aconteceu que foi o nascimento de Jesus Cristo e meditar sobre a mensagem de Natal. Uma mensagem de paz e de amor e que é muito necessária para o mundo”, garante o catequista.

Já Marco Silva, secretário da Junta de Freguesia de Alvarães, explica que a comunidade local é “muito dedicada à religião Cristã e bastante unida nestas iniciativas” e que, por isso, a Junta “alia-se” à freguesia e apoia a população “em todos os aspetos que estão ao nosso alcance”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts