FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Jan 2016

Câmara de Viana investiu meio milhão de euros em três ruas junto ao Hotel do Chocolate

  Na entrada da cidade de Viana do Castelo, perto da Ponte Eiffel e nas imediações do Hotel do Chocolate, a autarquia investiu, nos últimos […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Na entrada da cidade de Viana do Castelo, perto da Ponte Eiffel e nas imediações do Hotel do Chocolate, a autarquia investiu, nos últimos anos, meio milhão de euros na construção de três novas ruas. No ano passado foi inaugurada a Rua Pedro Homem de Mello, perto do Centro de Emprego. Esta quarta-feira, no Dia do Município, o autarca José Maria Costa inaugurou a Rua Arquiteto José Fernandes Martins, que liga a Rua Pedro Homem de Mello à Rua da Bandeira (em frente ao antigo Governo Civil). Pronta está também a Rua Fábrica do Chocolate, que está fechada por questões de segurança, devido à construção de um novo edifício nas traseiras do hotel.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou assim a nova Rua Arquiteto José Fernandes Martins, três décadas depois de ter sido projetada. A abertura da nova artéria dá por finda a intervenção que incluiu a reabilitação do Hotel de Chocolate e a nova Rua Pedro Homem de Mello e consta de um plano de 1989 do Arquiteto Oliveira Martins.
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, anunciou “muita satisfação” em poder abrir ao público o arruamento no Dia do Município, celebrado a 20 de janeiro. “Permite a oxigenação da zona envolvente do antigo Governo Civil”, vaticinou o autarca, dizendo que também permitirá “o desenvolvimento de espaços envolventes, que estavam degradados”.
A nova artéria tem passeios dos dois lados, com 2,5 metros de largura, uma pequena área de estacionamento e com piso em cubos de granito, num investimento de 124 mil euros. “Este é um bom exemplo daquilo que está a acontecer em Viana do Castelo. Foi possível, através de um projeto de reabilitação urbana, termos a reabilitação da antiga Fábrica do Chocolate. Temos também um novo edifício que está a aparecer neste arruamento. Estou certo que agora, com este arejamento que conseguimos, outros edifícios da zona vão ser reabilitados”, revelou.
A nova Rua Arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate ou a Vila Rosa, integra os investimentos no âmbito da regeneração urbana, como a requalificação de praças e arruamentos do centro histórico, a requalificação de edifícios públicos e enquadra um outro, de promotores privados, que remodelaram as antigas instalações da fábrica de chocolates Avianense para um hotel de charme e que une dois edifícios de valor municipal e que se encontram classificados: a fábrica de chocolates e a oficina anexa, dois belos exemplares da época modernista realizada em Viana do Castelo pelo arquiteto José Fernandes Martins (1866-1945).

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts