FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jan 2016

Largo Maestro José Pedro inaugurado este sábado em Viana

A partir deste sábado, a cidade de Viana do Castelo vai passar a contar o Largo Maestro José Pedro. A Câmara Municipal de Viana do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A partir deste sábado, a cidade de Viana do Castelo vai passar a contar o Largo Maestro José Pedro. A Câmara Municipal de Viana do Castelo presta homenagem, pelas 11 horas, ao maestro, com o descerramento da placa toponímica naquele que foi, até agora, Largo Vasco da Gama, e que passa agora a denominar-se Largo Maestro José Pedro. Esta homenagem visa relevar o trabalho do maestro com a atribuição do seu nome à toponímia da cidade no largo onde está o edifício onde funciona a escola de música.
A atribuição do nome ao Largo integra as comemorações dos 40 anos da Escola de música Maestro José Pedro, conhecida pela formação musical de excelência em Viana do Castelo e que, recentemente, passou por uma transformação já que o Governo anterior alterou a legislação que regia os regimes fundacionais, prejudicando o funcionamento e a gestão das fundações com interesse público na área social e cultural. A Fundação Maestro José Pedro teve de ser extinta contra a vontade dos fundadores, que reclamaram em tempo útil e apresentação as suas justas fundamentações. Apesar destas contrariedades, o Município de Viana do Castelo conseguiu manter o espírito e o trabalho meritório desta Escola de Música através da fundação da Associação ZEPAM.
O maestro nasceu na Rua da Bandeira em Viana do Castelo, a 18 de Junho de 1920. Aos oito anos já tocava flautim na Banda de Música do Orfanato e Oficinas de S. José de Viana do Castelo, onde aprendeu música. Aos 29 anos de idade, José Pedro assumiu a direção artística da Banda de Música do Orfanato e Oficinas de S. José, durante seis anos, levando a que esta Filarmónica sob a sua orientação, atingisse elevado nível artístico, tendo sido considerada pela crítica da época, a melhor Banda de Música do Alto Minho e uma das melhores Bandas de Música do Norte do país.
No entanto, a sua atividade não se limitou à Banda de Música do Orfanato, organizou e ensaiou vários espetáculos de teatro, orquestras ligeiras, orfeões e marchas populares. Deixou um legado incomparável na formação musical na cidade e no concelho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts