Numa ação de solidariedade entre corporações, os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo acabam de doar um kit de socorro animal aos Bombeiros Voluntários de Braga.
Este sábado, através da página na rede social Facebook da “Nina, a Bombeira”, cadela mascote dos bombeiros vianenses, foi anunciada a oferta. Tal como tinha sido prometido há algumas semanas, depois de receber como oferta três kits para salvar animais em caso de incêndio ou acidente, a corporação de Viana doou um outro kit, que tinha adquirido com os donativos da comunidade local.
“A oferta da Nina, a Bombeira, e dos colegas da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, um kit de máscaras para Suporte Básico de Vida que irá fazer parte de um saco de primeiros socorros para Animais”, referiu a corporação de Bombeiros Voluntários de Braga, garantindo que foi “uma rica prenda”. “Uma vez que fomos contemplados com esta oferta, esperamos despertar a sensibilidade de todos, uma vez que assim nos tornamos na quinta corporação do país a ter um kit”, realçaram os bombeiros de Braga.
No passado mês de dezembro, a corporação de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo divulgou ter recebido três kits que permitem aos bombeiros administrar oxigénio e fazer reanimação de animais, em situação de emergência, numa oferta que chegou dos Estados Unidos da América. Entretanto, 3 elementos da corporação de voluntários já receberam formação e tornaram-se habilitados para realizarem manobras cardiorrespiratórias em animais vítimas de acidentes ou dos fogos florestais.
“Entretanto vou usar o dinheiro que já tenho angariado para comprar um kit que um colega, que deu a formação, tem e não precisa”, revelou a página da Nina, dizendo que esse quarto kit seria oferecido “a uma corporação amiga” para “ajudar outros cães”, promessa agora cumprida com esta entrega solidária aos colegas de Braga.