No município de Valença, estão já disponíveis para visita cerca de 200 peças “vestidas” com rendas em croché, numa versão mais contemporânea desta forma de arte. Esculturas de cavalos, elefantes, gatos, guarda-chuvas e manequins são alguns dos exemplares adornados com crochet e que marcam a exposição no Núcleo Museológico, até 23 de abril.
As artes tradicionais de bordar ganham novas contextualizações, nesta exposição, mostrando as possibilidades de utilização atual das rendas e bordados nas novas tendências da moda. Os emblemáticos lenços dos namorados de Valença, onde os versos de rimas soltas são características únicas, a linho cru, os de noivar, com as cores garridas a vermelho e azul os de namorar destacam-se também nesta exposição. Na exposição encontram-se ainda bordados em ponto de cruz e rechilieu.
A exposição conta com trabalhos dos utentes da Associação de Reformados de Valença e peças de Anabela Pereira, Maria Estrela Costa, Augusta Santana, Maria Fernanda Sousa, Ana Maria Fontainhas e Casa das Fontes.