FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Fev 2016

Cortejo histórico-etnográfico ao domingo numa Romaria d’Agonia de três dias

No programa provisório que foi apresentado para as Festas de Nossa Senhora da Agonia deste ano, a principal novidade é a realização do cortejo histórico-etnográfico […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No programa provisório que foi apresentado para as Festas de Nossa Senhora da Agonia deste ano, a principal novidade é a realização do cortejo histórico-etnográfico no domingo, em vez de acontecer no sábado. A VianaFestas, entidade organizadora da romaria das romarias, acaba de divulgar o programa provisório das festas deste ano, a decorrerem dias 19, 20 e 21 de agosto. Assim, o programa das festas tem início a 06 de agosto, sábado, às 16 horas, com a abertura da XV Exposição/Feira de Artesanato, a acontecer, como de costume, no Jardim Municipal.
A Romaria d’Agonia começa 18 de agosto, quinta-feira à noite, com o espectáculo musical com “Augusto Canário e Amigos” no Campo da Sra. d’Agonia. Na sexta-feira, 19 de agosto, Desfile da Mordomia, às 10 horas, seguida de Revista de “Gigantones e Cabeçudos”. Às 16 horas, Oração de Vésperas e, logo depois, Procissão Solene da Senhora d’Agonia. As noites da romaria voltam a ser marcadas com desfiles diversos, que iniciam na sexta-feira, às 21 horas, com o “Vamos para o Festival”. Nessa primeira noite ainda há tempo para o Festival Folclórico no palco do Anfiteatro da Marina e para o 4º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo na Praça da Liberdade. A noite mais longa do ano inicia-se à meia-noite, com o fogo-de-artifício no Jardim Marginal, dando início à confecção dos “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira.
Sábado, 20 de Agosto, feriado municipal, começa pelas 9 horas, com a visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente feitos durante a noite, seguido do Circuito do Feirão. Às 10 horas, é altura para o remo, com a Regata de Nossa Senhora d’Agonia. Pelas 14h30, Solene Celebração Eucarística (no Adro da Sra. d’Agonia), seguida de Procissão ao Mar. Sábado à noite, pelas 22 horas, Festa do Traje no Centro Cultural e, a fechar a noite, fogo-de-artifício, designado por Fogo do Meio ou da Santa.
No último dia, domingo, Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio logo às 10 horas da manhã. De tarde, pelas 16 horas, Cortejo Histórico – Etnográfico e, à noite, o desfile “Vamos para a Serenata”. Na última noite, acontece o Festival Folclórico nos palcos do Anfiteatro da Marina e da Praça da Liberdade, encerrando a festividade com a Serenata, à meia-noite.

Imagem de Sílvia Moreira, autora do “Melhor Postal da Romaria d’Agonia 2015”

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts