No presente ano, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez não vai atualizar as tarifas de abastecimento de Água, drenagem e tratamento de águas residuais e de recolha, tratamento e valorização de resíduos. Em comunicado, o executivo revela estar atento “às dificuldades das famílias” e, com esta manutenção, “pretende contribuir para o desenvolvimento de políticas integradas, que promovam o crescimento e coesão social”.
A autarquia também renovou por mais um ano a redução de tarifas relativas à execução de ramais de ligação de água e de ligação de águas residuais, de ligação à rede de abastecimento de água e à rede de águas residuais. Esta redução é de 50% no correspondente tarifário em vigor, relativo à execução de ramais de ligação de água e de ligação de águas residuais; de ligação à rede de abastecimento de água e à rede de águas residuais, desde que seja efetuado o pedido e o correspondente pagamento dentro do prazo (entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2016).
Estas medidas inserem-se na política da autarquia para universalizar o acesso dos munícipes às redes públicas de água e saneamento e sensibilizar para a importância em termos de saúde pública, bem como salubridade, ao mesmo tempo que se cria um incentivo numa fase de particular dificuldade económica para as famílias.