FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Fev 2016

Obras: Açude de Ponte de Lima vai ser inaugurado este sábado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses vai inaugurar, este sábado dia 6 de fevereiro, o Açude de Ponte de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses vai inaugurar, este sábado dia 6 de fevereiro, o Açude de Ponte de Lima.
A recuperação e remodelação do Açude de Ponte de Lima teve como objetivo criar melhores condições para a prática da canoagem.
Assim, ao abrigo do projeto de Beneficiação e Recuperação Ambiental a implementar nas margens do Rio Lima, a intervenção visou encontrar uma solução que garanta a estrutura hidráulica do Açude, bem como proporcionar condições de escoamento dos caudais, semelhantes às que atualmente se verificam.
Desta forma foi introduzida uma técnica única no país, designada Escada de Peixe, que consiste num alinhamento de pedras em sobreposição, criando agitação das águas, o que facilita a passagem dos peixes. A instalação desta técnica, que se baseia em projetos internacionais, foi orientada pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. As obras não comprometeram os ecossistemas naturais do Rio Lima, tendo-se conseguido concretizar uma intervenção que assegura as condições fundamentais para a prática da canoagem e para a melhoria paisagística.
A obra de recuperação do Açude teve início em julho, cujo investimento total, foi de 656.000,00€ (c/iva) sendo o custo do desassoreamento do Rio Lima de 91.000,00€ (c/iva). O investimento foi assegurado pelo Orçamento Municipal, tendo o Município de Ponte de Lima submetido uma candidatura ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos, sendo admitido o cofinanciamento do projeto de intervenção.
A cerimónia oficial de inauguração, na margem direita do Rio Lima, junto ao Clube Náutico, está prevista para este sábado, a partir das 16 horas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts