FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Fev 2016

Papa Francisco deixa Bartolomeu dos Mártires mais perto de ser declarado santo

Frei Bartolomeu dos Mártires está mais perto de ser declarado santo. Segundo informação da Diocese de Braga, o Papa Francisco concedeu, no passado dia 20 […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Frei Bartolomeu dos Mártires está mais perto de ser declarado santo. Segundo informação da Diocese de Braga, o Papa Francisco concedeu, no passado dia 20 de Janeiro, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, “a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires”. Com esta dispensa da necessidade de um milagre formalmente demonstrado para que o Frei Bartolomeu dos Mártires seja declarado santo, “após o cumprimento de alguns procedimentos”, será possível avançar para “o processo de canonização e a declaração pública da santidade de Bartolomeu dos Mártires, antigo arcebispo de Braga e figura de referência do Concílio de Trento”, revelou a diocese.
Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável, a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e Beato, a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II. A 5 de Fevereiro de 2015, D. Jorge Ortiga entregou, em mãos, ao Papa Francisco um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga e formulou o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre). Com a actual dispensa do milagre, o processo de canonização entra numa fase conclusiva e, posteriormente, será anunciada a data de canonização.
Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga garante que esta notícia foi acolhida “como um novo estímulo para a caminhada arquidiocesana de conversão pessoal e pastoral” e reconheceu em Bartolomeu dos Mártires “um companheiro de viagem que abre novos horizontes” no caminho da nova evangelização. Foi ainda confirmada, para breve, a colocação de uma estátua do Frei Bartolomeu no Largo de Santiago, junto à Igreja de S. Paulo.
Bartolomeu dos Mártires faleceu a 16 de julho de 1590, no convento dominicano de Santa Cruz, que havia fundado em Viana do Castelo. Conta a história que o povo da cidade vianense guardou ciosamente o seu corpo, com armas até, para que os bracarenses não o levassem para a sede da arquidiocese de Braga. O túmulo de Frei Bartolomeu dos Mártires encontra-se no Convento da Igreja de Santa Cruz, mais conhecida na cidade por Igreja de S. Domingos. O Frei foi beatificado a 4 de novembro de 2001, em Roma, pelo Papa João Paulo II.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts