FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Mar 2016

Autarquia apoia com 11 mil euros criação de espaço de Viana do Castelo da Refood

Para incentivar um movimento comunitário voluntário na recuperação de comida em boas condições para alimentar quem necessita, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para incentivar um movimento comunitário voluntário na recuperação de comida em boas condições para alimentar quem necessita, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um apoio financeiro de cerca de 11 mil euros para a aquisição do equipamento para apetrechamento do espaço do núcleo de Viana do Castelo da Refood. O núcleo de Viana do Castelo tem atualmente um espaço cedido, em contrato de comodato por um particular, que está apetrechado com algum material usado, mas que necessita de vários equipamentos essenciais ao seu arranque, nomeadamente uma unidade de frio vertical, lava-loiça com torneira, lava mãos acionado por pedal, máquina de lavar loiça industrial, termo acumulador, mesa de trabalho em inox, estantes, trabalhos de pichelaria, instalações elétricas e luminárias. Assim, no ano em que se celebra o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, a Câmara de Viana aprovou um apoio financeiro para a aquisição deste material.
Recorde-se que a Refood é um movimento comunitário independente, 100% voluntário, conduzido por cidadãos, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições, preparada por restaurantes, cafés e estabelecimentos do ramo, para alimentar quem mais precisa, tendo como missão eliminar o desperdício alimentar, acabar com a fome e envolver toda a comunidade neste esforço.
A ideia surgiu no final de 2010 pelo norte-americano Hunter Halder, a viver em Portugal há mais de 20 anos, originando uma organização sem fins lucrativos, em Lisboa, sendo-lhe concedido o estatuto de Instituição Privada de Solidariedade Social, em abril de 2013. Além dos 27 núcleos já em pleno funcionamento, há mais 27 equipas a trabalhar para abrir núcleos nas suas cidades e comunidades, nomeadamente Viana do Castelo.
A equipa da Refood Viana está a efetuar, desde finais de 2014, todas as diligências para dar início à sua causa, serviço que só poderá ser realizado na sua plenitude após a adaptação do seu Centro de Operações, necessário para as atividades de recolha, preparação e distribuição.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts