FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Mar 2016

Feirão da Primavera levou centenas de visitantes ao Mercado de Viana

A meio da manhã deste sábado, o Mercado Municipal de Viana do Castelo estava repleto de visitantes, carimbando o sucesso de mais um feirão realizado […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A meio da manhã deste sábado, o Mercado Municipal de Viana do Castelo estava repleto de visitantes, carimbando o sucesso de mais um feirão realizado no espaço. O Feirão da Primavera decorreu das 10 às 13 horas e levou centenas de pessoas a passarem no equipamento municipal para fazerem compras, verem os animais ou simplesmente conhecerem o espaço.
Numa iniciativa original, várias aves estiveram expostas no Mercado e as crianças podiam tocar e tirar fotografias com uma das águias presentes. A ave pertencia a Paulo Miranda, um dos dois criadores de aves que participaram. Veio de Vila Nova de Anha e trouxe três águias para o Feirão, assumindo que “os miúdos estão a gostar muito”. “Duas das aves foram criadas por mim, a outra adquiri. Sou falcoeiro, faço disto desporto, mas não faço espectáculos. Vim participar neste Feirão porque me pediram para vir falar um pouco sobre as aves, especialmente aos miúdos”, indicou. “Estas são águias bastante sociáveis, estão habituadas a ser mexidas e trabalhadas”, assegurou, dizendo que, apesar da azáfama e do entusiasmo das crianças, as aves conseguiam estar minimamente confortáveis. “Não estão habituadas a sítios tão confusos, estão mais habituadas a andar no monte e no campo, mas sendo estas aves bastante sociáveis, conseguem-se adaptar. Claro que não estão no seu meio, mas conseguem aqui estar, especialmente porque estão encarapuçadas. As carapuças não lhes permitem ver, e ao não terem visão acabam por estar mais calmas, porque não se assustam”, frisou.
Beatriz Cabral, de 8 anos de idade, estuda na Escola do Carmo e pediu à mãe para a deixar participar no evento. “Disse à minha mãe que queria vir. Queria vender coisas, por isso trouxe brinquedos e livros”, revelou, depois de saber que colegas tinham participado nas edições anteriores.
Rita Fonseca levou as duas filhas ao Mercado Municipal e admite que a ideia partiu das crianças. “Elas viram a publicidade, souberam que iam estar aqui póneis e cavalos e pediram para vir. É uma alegria ver as crianças assim felizes”, começa por explicar. “É uma bonita forma de celebrar a Primavera, sem dúvida”, realçou. “Aproveitei para comprar alguns dos produtos que os mais pequenos estão a vender. Ainda vou escolher umas peças de fruta e, no fim, elas vão andar de pónei”, referiu, dando os “parabéns” à organização.
Também Filipe Gigante, de 12 anos de idade, veio participar no Feirão, na companhia de amigos. Frequenta a Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e, com a vigilância de encarregados de educação e na companhia de amigos, trouxe “artesanato, alguma comida, alguns DVD’s, coisas variadas para vendermos”. “É a primeira vez que eu participo, mas tenho colegas que já tinham tido esta experiência. Estamos a gostar muito”, garantiu a jovem.
Fátima Peixoto, chefe da 1ª companhia de São Romão de Neiva, da Associação Guias de Portugal, afirmou que resolveram participar, “pela primeira vez”, depois de receberem um convite da Câmara Municipal de Viana do Castelo. “Nós estamos a promover uma campanha de angariação de fundos para o nosso acampamento regional, que acontece no mês de agosto, por isso decidimos trazer algumas coisas para as nossas meninas venderem”, assegurou. “Trouxemos tremoços e umas saquinhas de gomas, de docinhos feitos pelas nossas avezinhas. Hoje só trouxemos seis meninas connosco, apesar de a nossa companhia ter 14 meninas entre os seis e os dez anos”, explicou ainda. “Elas estão a adorar, também é bom para conviverem com as outras pessoas e aproveitarem todas as actividades que a Câmara organizou. Já fizeram as pinturas faciais, vão ver as aves, e agora vão por assistir à apresentação de receitas para preparação de doces saudáveis”, assumiu a chefe da companhia de guias.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts