FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Mar 2016

Luto: Morreu antigo treinador do SC Vianense

Fernando Mendes, de 78 anos, faleceu esta quinta-feira no Hospital Pulido Valente, vítima de doença prolongada. O antigo treinador do Sport Clube Vianense, natural de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Fernando Mendes, de 78 anos, faleceu esta quinta-feira no Hospital Pulido Valente, vítima de doença prolongada. O antigo treinador do Sport Clube Vianense, natural de Seia, não resistiu à doença e faleceu na tarde desta quinta-feira.
Como atleta sénior, Fernando Mendes fez uma longa carreira ao serviço do Sporting. Jogou no clube de Alvalade entre 1956/57 e 67/68. Fez 225 jogos com a camisola leonina. Ganhou a Taça das Taças (era o capitão da equipa), dois campeonatos e uma Taça de Portugal. Ainda jogou um ano no Atlético e somou 21 internacionalizações.
Como treinador, Fernando Mendes orientou o Sport Clube Vianense na época de 1978/79 e ganhou logo depois um campeonato nacional em 1979/80 como treinador principal do Sporting depois de substituir Rodrigues Dias numa formação com figuras como Manuel Fernandes, Jordão, Inácio, Barão ou Eurico, entre outros.
Após sair do clube lisboeta a meio da temporada seguinte, rumou ao Marítimo, Belenenses (onde foi campeão da 2.ª Divisão), Farense e Trofense antes de voltar ao Sporting, cumprindo várias funções no departamento de futebol entre a equipa técnica dos seniores (cumpriu funções como técnico principal em períodos interinos em 1995/96 e 2000/01) e o departamento de formação.
A última vez que esteve nos bancos foi em 2000/01, época em que substitui Augusto Inácio, tendo orientado a equipa sete jogos para dar o lugar a Manuel Fernandes.
O velório de Fernando Mendes é esta sexta-feira, às 16h00, na Igreja de São João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. O funeral será no sábado, também às 16h00, para o cemitério dos Olivais, onde a antiga glória dos leões será cremado.
À família enlutada a Rádio Geice FM envia sentidas condolências.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts