FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Mar 2016

Valença promove Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” durante três dias

No próximo fim-de-semana, entre os dias 11 e 13 de março, o município de Valença promove a 7ª edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No próximo fim-de-semana, entre os dias 11 e 13 de março, o município de Valença promove a 7ª edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, em S. Pedro da Torre. As iguarias da lampreia do rio Minho, considerada a melhor do mundo, têm neste festival a oportunidade para se dar a conhecer, a 10 euros a dose. Pescada, como há séculos, sobretudo pelos pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, nas redadas, no rio Minho, é nesta época que ela se apresenta com a plenitude de sabores.
Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno, Recheada ou o prato dos cinco sabores, são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como prato alternativo os tradicionais Rojões. Acompanham o caldo verde, bem como os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.
Os segredos da arte e da tradição de a confecionar, em Valença, são seculares e passaram de geração para geração. As lampreias apuram-se já, em tanques da Associação Sabores do Rio Minho, para ser confecionadas neste festival. A técnica de “apurar” a lampreia, em tanques de água corrente, é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”. Uma técnica que faz a lampreia apurar a sua carne, enrijecendo-a, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
A iniciativa é da Câmara de Valença, Junta de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts