FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Abr 2016

Cerveira e Tominõ juntam-se para promover 8 eventos e esperam 2.500 participantes

Para estreitar os laços culturais e desportivos entre as duas localidades, Vila Nova de Cerveira e Tomiño apresentaram uma programação conjunta, promovendo 8 eventos, esperando […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para estreitar os laços culturais e desportivos entre as duas localidades, Vila Nova de Cerveira e Tomiño apresentaram uma programação conjunta, promovendo 8 eventos, esperando reunir 2.500 participantes. Num investimento global de 100 mil euros, as duas localidades vizinhas apresentaram, esta terça-feira, a primeira agenda cultural e desportiva conjunta a implementar no presente ano.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e a Alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, acompanhados pelas responsáveis pelos pelouros da cultura, apresentaram a calendarização das iniciativas. No total, são oito eventos a decorrer entre abril e setembro, com uma estimativa de dois milhares e meio de participantes e de alguns milhares de visitantes. A primeira iniciativa comum acontece já entre esta quarta e sexta-feira, com o EDUCARTE – Mostra de Arte Infanto-Juvenil que, apesar da sua sétima edição, é a primeira vez que envolve a participação de estudantes de Tomiño. Esta ‘bienal dos pequeninos’ acolhe 10 escolas, num total de 1.300 alunos das duas margens do rio Minho.
Para o mês de maio, a aposta recai em duas iniciativas de cariz desportivo entre o rio Minho e a montanha. A 01 de maio realiza-se mais uma Regata Internacional Ponte da Amizade com a participação de 24 equipas e um total de 450 atletas oriundos de Portugal e Espanha. Já no fim-de-semana seguinte, 7 de maio, tem lugar a II Taça Ibérica de Trail, que cativa o interesse de mais de meio milhar de atletas amadores e profissionais. Em junho, Cerveira recebe um concerto da Escola de Música de Tomiño, um certame que pretende dar a conhecer esta instituição e o seu trabalho aos jovens cerveirenses.
O Triatlo da Amizade chega a 18 de setembro com centenas de participantes, desde os mais jovens aos adultos. Já entre 23 e 30 de setembro, o II Simpósio de Escultura do Minho regressa para dar continuidade ao sucesso de 2014, e este ano, a decorrer em Vila Nova de Cerveira com a presença de quatro escultores de quatro países diferentes que vão construir ao vivo quatro peças de escultura de grandes dimensões que, posteriormente, servirão para enriquecer os espaços públicos das duas localidades. Para finalizar, a dinamização de um programa de ‘Desporto para Todos’ dirigido à população com mais de 55 anos através da organização de atividades lúdicas, passeios, caminhadas, entre outras.
Os dois autarcas realçaram que esta agenda Cerveira-Tomiño visa uma planificação conjunta, de forma a evitar duplicações e criar complementaridades, contribuindo para o enriquecimento da oferta cultural e desportiva à disposição dos munícipes e dos seus turistas e visitantes. Depois da vertente cultural e desportiva, Cerveira e Tomiño pretendem alargar esta programação comum às áreas educativa e social.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts