FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Abr 2016

Lubrapex inaugura com 220 colecionadores e milhares de selos no Centro Cultural de Viana

Esta terça-feira à noite é oficialmente inaugurada a 22ª edição da Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex no Centro Cultural de Viana do Castelo, num evento […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Imagem: Sónia Silva Sá
Esta terça-feira à noite é oficialmente inaugurada a 22ª edição da Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex no Centro Cultural de Viana do Castelo, num evento que assinala também o meio século de existência do certame. Até ao próximo domingo, dia 01 de maio, o Centro Cultural da cidade acolhe 220 participantes de Portugal, Brasil, Itália e Alemanha, que vão trazer 15.400 folhas com selos, cartazes, postais, jornais e afins, espalhadas por 950 quadros. O evento vai também incluir o congresso da FEPA – Federação Europeia de Associações Filatélicas, que representa mais de 40 países.
Pedro Vaz Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, realçou que Viana “tem sido uma porta aberta para a cultura” e destacou o apoio da autarquia para o acolhimento do evento. “Gostámos de descentralizar as Lubrapex’s porque fazer tudo em Lisboa e no Porto não faz sentido. Viana do Castelo tem todas as condições e infraestruturas para acolher todas as pessoas que vamos trazer ao evento”, assumiu, recordando que a primeira edição aconteceu em 1966, no Rio de Janeiro, no Brasil. “Vamos ter 15.400 folhas de formato A4 com selos, cartazes, jornais, postais antigos, bilhetes-postais de correio, blocos, tudo o que seja material postal circulante”, assegurou.
Numa organização partilhada entre a Federação Portuguesa de Filatelia, Associação Filatélica e Coleccionismo do Vale do Neiva e CTT – Correios de Portugal, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento traz à cidade “raridades” no que toca a selos, cartazes, jornais, postais e afins. A emissão de selos comemorativa dos 50 anos do Lubrapex conta com adornos de todos os países lusófonos e o Coração de Viana vai representar Portugal. “Teremos condições de grande valor no certame”, assegurou o diretor de filatelia dos CTT, Raúl Moreira.
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, refere o “enorme orgulho” de poder acolher esta edição da Lubrapex. “Este é um certame de cooperação na área da filatelia entre Portugal e Brasil, pelo que é com dupla responsabilidade e orgulho que acolhemos o evento, até porque assinala os 50 anos da Lubrapex”, referiu o autarca.
Em Portugal existem cerca de 6.000 colecionadores de filatelia de novidade, cerca de 20.000 colecionadores de selos clássicos e 600 colecionadores que participam em exposições.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts