FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Abr 2016

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude começou com caminhada por Viana

  Cerca de uma centena de pessoas juntou-se, este sábado de manhã, numa caminhada que assinalou o início de abril enquanto Mês da Prevenção dos […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 

Cerca de uma centena de pessoas juntou-se, este sábado de manhã, numa caminhada que assinalou o início de abril enquanto Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude. O mês do “Laço Azul”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Viana do Castelo, pretende cobrir o concelho e o distrito com laços azuis para sensibilizar a comunidade para a problemática da violência exercida sobre crianças e jovens.
Ana Margarida Silva, vereadora com o pelouro da ação social na Câmara Municipal de Viana do Castelo, marcou presença na caminhada. “A Câmara Municipal apoia em termos financeiros o desenvolver do plano de atividades da CPCJ e o objetivo primordial é realmente prevenir os maus tratos na infância e sensibilizar a comunidade, porque se todos estivermos mais informados, se soubermos detetar sinais de maus tratos e violência, se soubermos como devemos proceder e sinalizar, todos vamos ficar imbuídos neste espírito”, destacou. “Temos de nos envolver na ajuda para a deteção de casos, para evitar que as situações acabem da pior maneira possível. Queremos que as pessoas percebam que é importante intervir, colaborar, e fazer parte deste esforço que tem de ser conjunto”, reforçou a responsável pela ação social.
Tomás Ribeiro, da CPCJ vianense, explicou que iniciaram o mês com a caminhada solidária “para alertar toda a população para este caos que existe e que não podemos nem devemos esconder”. “Vamos ter programas de biblioteca, programas de rádio, uma série de iniciativas ao longo de todo o mês”, revelou, assegurando que também contam com a colaboração dos comerciantes locais, que colocaram nas suas lojas cartazes alusivos à causa.
Com o mote “Vamos cobrir o concelho de azul”, as dez CPCJ’s do distrito de Viana do Castelo associaram-se à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), na organização de atividades a realizar neste mês de abril. Para que tal aconteça, a CPCJ desafiou instituições, serviços públicos e privados, lojas do comércio local, o Shopping Estação Viana, entre outros entidades, a aderir à “Campanha Laço Azul”, utilizando um alfinete com um laço ao peito como forma de assinalar o mês da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. “Este é um flagelo que acontece em todo o país e em todo o mundo. Temos de estar atentos, pelo que queremos alertar toda a população. Este é um problema de todos, não apenas de alguns”, assegurou o representante da CPCJ.
Em colaboração com a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, durante o mês de abril, serão abordados temas alusivos a esta temática, na atividade “Sábado com Histórias”, ajudando assim a promover a consciencialização da importância dos direitos das crianças. A sessão de encerramento das comemorações vai acontecer em Caminha.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts