FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 23 Mai 2016

Cerveira lança última fase com 940 metros de Ecovia e liga-se a Caminha

Vila Nova de Cerveira vai avançar para a última fase da ecovia e com apenas 940 metros de via, o município vai ligar-se aos concelhos […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Vila Nova de Cerveira vai avançar para a última fase da ecovia e com apenas 940 metros de via, o município vai ligar-se aos concelhos de Valença e Caminha. A Câmara Municipal de Cerveira apresentou recentemente o projeto da terceira e última fase da Ecovia ‘Caminho do Rio’, entre a Praia da Mota (Gondarém) e a freguesia de Lanhelas (Caminha).
Fernando Nogueira, autarca local, explicou que a ecovia vai ter continuidade e ligar-se ao concelho de Caminha, através de um projeto elaborado para os 940 metros que faltavam a passar naquela freguesia, marcados pela proximidade ao rio Minho e pela interação com a natureza envolvente. A intenção é apresentar, já no início do próximo mês de junho, uma candidatura a fundos comunitários, no valor de cerca de 300 mil euros e que, se for bem-sucedida, a obra poderá avançar ainda no corrente ano.
Para o responsável, “apesar de ser uma distância pequena, a verdade é que torna-se imperiosa e justificada a concretização deste percurso, após a recente ligação das freguesias de Seixas e Lanhelas, no concelho de Caminha”. Fernando Nogueira explica que “o objetivo é valorizar o território e, neste caso particular, a Praia Fluvial da Mota, mantendo a preservação do ambiente e respeitando a mobilidade e acessibilidade para todos”.
Estes últimos metros concluem a ‘via verde’ de Vila Nova de Cerveira que, além de fazer a ligação entre os concelhos vizinhos de Caminha e Valença, representa igualmente uma porta aberta para a Galiza. “Queremos concretizar, num futuro próximo, a ponte pedonal e ciclável entre o nosso Parque do Castelinho e o Espaço Fortaleza, em Tomiño, Galiza, e que será o primeiro Parque Transfronteiriço pelo menos de Portugal/Espanha”, recordou. Com esta última fase, a Ecovia ‘Caminho do Rio’, em Vila Nova de Cerveira, ficará com cerca de 13,5 quilómetros.
Os projetistas da PORMIM explicaram aos presentes que a extensão em causa tem muitos especificidades e alguns condicionalismos, em particular na Praia da Mota, ao nível de inclinações, muros e árvores, para as quais já foram consensualizadas soluções que intervirão no espaço sem desfigurar o atual estado. A empresa garantiu que não haverá qualquer abate de árvore, que será um percurso o mais plano possível para ser o mais acessível para todos e totalmente amigável e integrado na paisagem.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts