FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Mai 2016

Crianças de Melgaço desafiadas a fazer trabalhos sobre museus e monumentos do concelho

Em Melgaço, o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal lançaram o concurso escolar “A minha escola adota um museu ou um monumento”, uma iniciativa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Melgaço, o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal lançaram o concurso escolar “A minha escola adota um museu ou um monumento”, uma iniciativa que consiste na elaboração de trabalhos originais a partir de testemunhos dos museus que integram a rede museológica de Melgaço ou dos Monumentos existentes no concelho.
Em Melgaço, são inúmeros os espaços que poderão ser alvo de trabalho: a Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, a oficina temática da Porta de Lamas de Mouro e todos os Monumentos Nacionais e Imóveis de Interesse Públicos.
Este concurso é dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário, que deverão participar em grupos de cinco alunos, tendo um professor como responsável. Os candidatos deverão apresentar portefólios com trabalhos originais, que serão objeto de avaliação por um júri e de apresentação final em exposição. A originalidade, a criatividade, o domínio da técnica utilizada, a qualidade de apresentação e as formas de articulação com os conteúdos curriculares, serão os critérios de apreciação.
É atribuído um prémio ao grupo de alunos candidatos, ao professor responsável e à escola participante que, para cada uma das categorias (1º Ciclo do Ensino Básico, 2º Ciclo do Ensino Básico, 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) apresentem as melhores propostas em cada uma das áreas de trabalho: no domínio da produção escrita, das artes visuais, das artes performativas, da fotografia, do vídeo e/ou do multimédia.
O Prémio Grupo corresponde à atribuição de um livre-trânsito familiar para entrada nos museus, tutelados pela Câmara Municipal de Melgaço, válido até 31 de dezembro de 2017 e uma oferta institucional, para cada elemento do grupo. O Prémio Professor vai atribuir também um livre-trânsito familiar para entrada nos museus locais e livros editados pela Câmara. Já o Prémio Escola vai receber livros e material didático.
O projeto surgiu para estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial concelhia e nacional, sensibilizando para a conservação, proteção e valorização do património cultural.  Em cada ano serão estabelecidos, por acordo entre a Câmara Municipal de Melgaço e o Agrupamento de Escolas de Melgaço, os prazos relativos às diferentes fases do concurso, disponíveis no regulamento específico do concurso.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts