Como forma de assinalar os 40 anos da Escola Desportiva de Viana (EDV), a Câmara Municipal de Viana do Castelo deverá apresentar o projeto de reconversão da antiga Praça de Touros em pavilhão desportivo ainda este mês. Esta segunda-feira, à margem de uma conferência de imprensa sobre o Campeonato Nacional de Trampolim, o vice-presidente da autarquia vianense anunciou que, para que o município possa investir cada vez mais no desporto, o executivo vai apresentar “brevemente” o projeto de reconversão.
“Nessa altura teremos mais diversidade de oferta de equipamentos”, referiu Vítor Lemos, indicando que “será mais um espaço desportivo, com uma oferta interessante”. A conferência de imprensa de apresentação do projeto acontecerá ainda durante este mês, para assinalar também os 40 anos da EDV.
Recorde-se que o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, já tinha anunciado que antiga Praça de Touros de Viana do Castelo deverá estar pronta para ser inaugurada como “Praça Viana”, com uma nova utilização, até final de 2017. O equipamento vai ser cedido à Escola Desportiva de Viana em regime de comodato, passando a ter uma função desportiva.
A antiga Praça de Touros foi construída em 1948 mas, nos últimos anos, ficou reduzida a um espetáculo por ano, no domingo da Romaria da Senhora d’Agonia. Está encerrada deste 2009, ano em que a cidade de Viana se declarou como cidade anti-touradas. Com a reconversão do edifício, para acolher a Escola Desportiva de Viana, a praça deverá permitir a prática de várias modalidades em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol.