FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Jun 2016

86 portugueses e 72 estrangeiros visitaram Torre de Lapela no fim-de-semana de abertura

Foi uma estreia em grande para o Núcleo Museológico Torre de Lapela, no concelho de Monção: ao longo do primeiro fim-de-semana de abertura ao público, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Foi uma estreia em grande para o Núcleo Museológico Torre de Lapela, no concelho de Monção: ao longo do primeiro fim-de-semana de abertura ao público, 86 cidadãos nacionais e 72 estrangeiros visitaram o novo espaço, num total de 158 pessoas. A nova valência cultural, que tem entrada gratuita, permanecerá aberta, até finais de setembro, às sextas-feiras (14h00/19h00) e sábados e domingos (10h00/12h30 e 14h00/19h00).
A Torre de Menagem de Lapela, conhecida como a melhor varanda sobre o rio Minho, agora batizada como Núcleo Museológico Torre de Lapela, mantém a sua postura imponente e mostra uma silhueta mais atraente, garantindo um maior contacto com a história local e uma paisagem deslumbrante sobre o rio Minho, casario tradicional de Lapela e margem galega.
A nova valência turística do concelho de Monção englobou a restauração da torre de menagem, a beneficiação do pavimento envolvente e a valorização dos canastros existentes. No total, cerca de 70 mil euros financiados no âmbito do “QREN – Valorização e Qualificação Ambiental – Eixo III – Património Cultural”. Para o autarca local, Augusto Domingues, o Núcleo Museológico Tore de Lapela reforça a aposta empenhada do atual executivo na efetivação da estratégia municipal assente na valorização do património construído e na revitalização da memória coletiva dos monçanenses.
Imóvel classificado como monumento nacional desde 23 de junho de 1910, a Torre de Menagem de Lapela constitui uma edificação com elevado significado histórico-cultural e um apelativo enquadramento sobre a envolvente fluvial e paisagística.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts