A autarquia de Viana do Castelo vai investir cerca de 15 mil euros para garantir a beneficiação de quatro habitações degradadas pertencentes a agregados familiares carenciados, no âmbito do programa de apoio à beneficiação de habitações degradadas (Medida 4). Na última reunião de executivo foi aprovada a atribuição deste apoio que vai permitir requalificar habitações situadas nas áreas de influência da junta de freguesia de Lanheses; União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã; Conferência Vicentina de Barroselas e Junta de Freguesia de Alvarães.
Desde 2013, a Câmara Municipal de Viana do Castelo já investiu mais de 270 mil euros neste tipo de apoio. Nos últimos três anos, foram já abrangidas por esta medida 24 freguesias do concelho, sendo que foram beneficiadas 45 habitações e efetuadas oito ligações a ramais.
Esta medida social, criada em 2004, permite a ajuda a ações pontuais de resposta social através da comparticipação financeira em obras de reparação ou beneficiação de habitações degradadas pertencentes a agregados familiares comprovadamente carenciados ou que, sendo propriedade de instituições sociais, se destinem a realojar famílias com carências habitacionais graves.