FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Jun 2016

Cortejo da Romaria d’Agonia vai contar com autos populares que são “património” do concelho

Os autos de teatro popular do concelho de Viana do Castelo vão fazer parte do cortejo histórico e etnográfico da Romaria em Honra de Nossa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os autos de teatro popular do concelho de Viana do Castelo vão fazer parte do cortejo histórico e etnográfico da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia. A garantia foi dada por Maria José Guerreiro, vereadora da cultura da Câmara de Viana e presidente da Vianafestas, entidade organizadora da romaria das romarias, depois de assistir à representação do Auto de S. João, este domingo, nas festas de Subportela. A vereadora explicou que “estes autos populares vão estar presentes no cortejo histórico e etnográfico das festas deste ano”, que acontecem de 19 a 21 de agosto. No cortejo, irão assim marcar presença o Auto de S. João e o Auto de Floripes. O Auto de S. António, património de Portela Susã, ainda não está confirmado, por não ter tido representações nos últimos anos.
“O tema do cortejo são os gigantones e cabeçudos, aquelas figuras tão carismáticas e icónicas das nossas festas que, no final de contas, mais não são do que formas também de exorcizar e afastar os nossos medos. Os autos populares, assim como outras crenças e outros costumes das nossas freguesias todas, vão estar presentes nas nossas festas”, indicou a vereadora, “É uma forma também de homenagearmos a tradição e todos aqueles que durante todos estes anos têm apostado na continuidade e nesta festa”, vaticinou a representante da autarquia.
Para a responsável, esta é uma forma de agradecer a todos aqueles que têm lutado pela preservação das tradições do concelho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts