Os autos de teatro popular do concelho de Viana do Castelo vão fazer parte do cortejo histórico e etnográfico da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia. A garantia foi dada por Maria José Guerreiro, vereadora da cultura da Câmara de Viana e presidente da Vianafestas, entidade organizadora da romaria das romarias, depois de assistir à representação do Auto de S. João, este domingo, nas festas de Subportela. A vereadora explicou que “estes autos populares vão estar presentes no cortejo histórico e etnográfico das festas deste ano”, que acontecem de 19 a 21 de agosto. No cortejo, irão assim marcar presença o Auto de S. João e o Auto de Floripes. O Auto de S. António, património de Portela Susã, ainda não está confirmado, por não ter tido representações nos últimos anos.
“O tema do cortejo são os gigantones e cabeçudos, aquelas figuras tão carismáticas e icónicas das nossas festas que, no final de contas, mais não são do que formas também de exorcizar e afastar os nossos medos. Os autos populares, assim como outras crenças e outros costumes das nossas freguesias todas, vão estar presentes nas nossas festas”, indicou a vereadora, “É uma forma também de homenagearmos a tradição e todos aqueles que durante todos estes anos têm apostado na continuidade e nesta festa”, vaticinou a representante da autarquia.
Para a responsável, esta é uma forma de agradecer a todos aqueles que têm lutado pela preservação das tradições do concelho.