FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Jun 2016

Duque de Bragança visita Monção para recriação histórica de encontro com 630 anos

Foi no ano de 1386 que D. João I e o Duque de Lencastre se encontraram em Ponte do Mouro, Barbeita/Ceivães, no concelho de Monção. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Foi no ano de 1386 que D. João I e o Duque de Lencastre se encontraram em Ponte do Mouro, Barbeita/Ceivães, no concelho de Monção. Este encontro vai ser agora alvo de uma recriação história, dias 11 e 12 de junho, da responsabilidade de uma empresa especializada na realização de eventos medievais. Cerca de meia centena de populares vão assinalar os 630 anos do encontro que definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque. D. Duarte Pio, Duque de Bragança, já confirmou presença no evento.
Denominada Ponte do Mouro Medieval, a iniciativa consta de um conjunto de atividades alusivas à época, promovidas por uma empresa especializada, com a colaboração de meia centena de pessoas das duas freguesias e elementos da associação Buraca da Moura.
Nestes dois dias, Ponte do Mouro, lugar das freguesias de Barbeita e Ceivães, recebe várias recriações medievais alusivas àquele período histórico: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espetáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval. Os visitantes poderão apreciar e viver todo o contexto histórico da época, participando nas animações/recriações e degustando sabores tradicionais.
Do programa, destaque para a ceia medieval, sábado à noite, 21h00, e para o encontro do Rei D. João I com o Duque de Lencastre, onde definiram a parceria militar e os pormenores do casamento, domingo à tarde, pelas 15 horas.
No 10 de junho, feriado nacional, acontece um ciclo de conferências no Cine Teatro João Verde, que decorrerá após a sessão de abertura, pelas 16h00, com intervenções de Augusto Domingues, presidente da Câmara Municipal de Monção, António Ponte, Diretor Regional da Cultura do Norte, e Sandra Vieites, da organização do Ponte do Mouro Medieval.
D. Duarte Pio, Duque de Bragança, já assegurou que estará presente nesta recriação, em conjunto com o Marquês do Lavradio, D. Jaime d `Almeida. Os dois vão marcar presença num jantar solidário no Hotel Rural Convento dos Capuchos, na sexta-feira, pelas 20h30, e presidirá à abertura do Mercado Medieval, no sábado, pelas 15h00.
Nessa manhã, pelas 10h30, será recebido no Museu do Alvarinho pelo autarca monçanense, seguindo-se saudação efetuada pelos antigos combatentes do Ultramar e deposição de coroa de flores no monumento situado na Praça Deu-la-Deu Martins.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts