O embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, esteve esta quinta-feira em Viana do Castelo para uma reunião de trabalho no âmbito do projeto Alto Minho Invest. O encontro com empresários tinha com objetivo a captação de investimento estrangeiro para o Alto Minho e dar a conhecer as empresas e as vantagens competitivas do território, sendo que estes encontros se revestem de importância por serem potenciadores da internacionalização.
O programa deste encontro incluiu intervenções de José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Rui Teixeira, presidente do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo); Luís Ceia, presidente da CEVAL (Confederação Empresarial do Alto Minho); Hiroshi Azuma, embaixador do Japão em Portugal; e Emi Ono, JETRO Lisbon Liaison, representante do JETRO em Portugal, JETRO – Japan External Trade Organization (Organização Oficial Comércio Externo do Japão) e destinou-se à partilha de experiências, conhecimentos e a aproximação dos empresários ao mercado japonês.
De sublinhar que os Encontros Alto Minho Invest têm como objetivo potenciar as dinâmicas económicas específicas e distintivas do Alto Minho, através de ações integradas de marketing territorial, dos seus recursos institucionais e dos principais sistemas produtivos locais, através de um ciclo de encontros regulares entre empresários e embaixadores nacionais e internacionais. Este ciclo de encontros é realizado em colaboração com a CEVAL e está a ser dinamizada pela CIM Alto Minho.