FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Jun 2016

Entrega dos Prémios Escolares celebra 758 anos do foral de D. Afonso III a Viana

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala este sábado os 758 anos sobre a outorga do foral de D. Afonso III a Viana. Para […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala este sábado os 758 anos sobre a outorga do foral de D. Afonso III a Viana. Para comemorar o dia, o município vai entregar os prémios da sexta edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, numa sessão pública agendada para as 10 horas na Biblioteca Municipal. A entrega de prémios, onde são esperados os 70 concorrentes, diretores, professores, bibliotecários e todos os envolvidos no concurso, vai contar com a presença do autarca de Viana do Castelo e visa assinalar também o Dia do Foral Afonsino.
Este concurso, criado pela Câmara Municipal e dinamizado pela Biblioteca Municipal em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo), tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e de premiar produções literárias e artísticas da população estudantil Infanto‐Juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia.
O concurso pretende incentivar os “escritores e ilustradores mais novos de Viana” a mostrarem as suas qualidades literárias e artísticas, estimulando o gosto pela leitura, escrita e arte, com trabalhos criativos, inéditos, livres na modalidade de Poesia e Conto, e a partir da obra literária de António Manuel Couto Viana, no caso das modalidades de Ensaio e Ilustração. É um concurso que prevê duas fases distintas, uma que decorreu dentro do espaço de cada escola, com a seleção do melhor trabalho a concorrer à segunda fase, a fase final na Biblioteca Municipal, que apurou os melhores trabalhos por um júri idóneo.
Na sexta edição, foram apresentados à fase final do concurso 60 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas. Nesta fase final, o júri deliberou premiar 13 trabalhos nas modalidades Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Com esta iniciativa que conta com o apoio da Editora OPERA OMNIA, a Câmara Municipal em conjunto com a Biblioteca, procuram responder ao Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas que defende que “a participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação.”
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts