FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Jun 2016

Freguesia de Alvarães volta a promover programa de férias para filhos de emigrantes

A freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, volta, este mês de julho, a promover o programa “Férias Divertidas de Verão”, um plano […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, volta, este mês de julho, a promover o programa “Férias Divertidas de Verão”, um plano de ocupação de tempo livres para as crianças luso-descendentes. O programa para crianças emigrantes foi criado pela primeira vez em 2015 e o sucesso atingido motivou a segunda edição este ano. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, estará presente na abertura, dia 4 de julho, segunda-feira, pelas 14.30h, no Centro Escolar da vila.
Esta iniciativa pretende preservar a língua portuguesa e as tradições locais, aliando as férias ao conhecimento das raízes da freguesia e do concelho. As atividades promovidas nos tempos livres incluem a aprendizagem das tradições da freguesia, como os andores floridos, ex-libris das festas de Alvarães, jogos tradicionais, canções populares, gastronomia portuguesa, visitas à cidade de Viana do Castelo e o intercâmbio com os seniores.
Fernando Martins, presidente da Junta de Alvarães, explica que “o ano passado os resultados foram muito positivos, sentimos as crianças felizes e queriam ainda mais tempo dos ateliers, por isso, decidimos que vamos continuar com esta iniciativa”.
O autarca, que também foi emigrante, em França, realça que, nos últimos anos, a freguesia de Alvarães tem sido “muito atingida” pela emigração. “Temos cerca de 1800 casas e mais ou menos 500 são de emigrantes. Gostaríamos que os filhos dos nossos emigrantes não perdessem o contacto com a terra natal e, nesse sentido, decidimos promover estas atividades nas férias para criar uma ligação cultural”, explica o responsável.
A ideia das férias viradas para a história e tradição local surgiu depois de vários conterrâneos que emigram terem mostrado a sua preocupação para que os filhos não perdessem o contacto com a língua portuguesa e com a freguesia. Este ano, participam perto de 20 crianças, entre os 6 e os 13 anos, sobretudo a residirem em França e que estarão, até ao final do mês de julho, também em contacto com outras crianças da freguesia que participam no programa. O programa é apoiado pela Câmara Municipal  de Viana do Castelo e tem agendadas várias visitas a monumentos da cidade para que as crianças conheçam a história e património do concelho.
Após a abertura do programa da “Férias Divertidas de Verão”, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas vai reunir com os empresários da Zona Industrial do Neiva / Alvarães. Conhecer as empresas e os seus setores, assim como divulgar os incentivos à exportação para países onde existem comunidades portuguesas são os objetivos do encontro entre o governante e o tecido empresarial de Alvarães.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts