Uma explosão seguida de fuga de gás no sistema de refrigeração do ar condicionado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) levou à evacuação do edifício central e do auditório Professor Lima de Carvalho, junto ao Jardim D. Fernando, mas ninguém ficou ferido.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, o alerta foi dado pelas 16h02 desta quarta-feira. Os Bombeiros Municipais da cidade foram ao local alertados para uma fuga desconhecida. Ao que tudo indica, explica o CDOS, a fuga terá ocorrido numa válvula do sistema de refrigeração. À chegada dos bombeiros, já os funcionários do Instituto Politécnico tinha procedido à evacuação de todo o recinto, pelo que nenhuma pessoa ficou em perigo. No edifício da presidência do Politécnico estavam 45 pessoas e no auditório estavam cerca de 200, que frequentavam uma ação de formação.
No local do incidente estiveram os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, com uma viatura e 5 elementos, bem como a PSP vianense.