Este fim-de-semana, o município de Arcos de Valdevez acolheu o I Festivinhão, uma iniciativa que já foi considerada “um sucesso” pela autarquia. As ruas do centro histórico da Vila de Arcos de Valdevez contaram com espaço de exposição (vinhos, gastronomia, etc.), espaço de provas de vinhos, tasquinhas de petiscos, espetáculos de palco, animação de rua, workshops técnicos, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico- gastronómicos pela Vila, visitas a Quintas/Adegas para além de uma programação de animação que ajudou à festa.
Muitos arcuenses e visitantes estiveram no certame e provaram os bons vinhos verdes da região, acompanhados de produtos locais, nomeadamente o fumeiro e a doçaria regional. João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal, faz um balanço bastante positivo desta primeira edição, reafirmando todas as potencialidades do território no que ao enoturismo diz respeito, sendo o vinho um dos excelentes meios para o promover.
O autarca faz questão de lembrar a qualidade do vinho verde, nomeadamente o vinhão de Arcos de Valdevez, bem como o importante papel do vinho na economia local. “Temos um vinho único, um território de excelência e pessoas com conhecimento, com saber fazer, existindo por isso todas as qualidades para que se consiga aumentar a atratividade do concelho ao nível do turismo, comércio e gastronomia”, assegura o social-democrata.
Foram parceiros na organização a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.