FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Jun 2016

Idosos de Cerveira vão receber telemóvel “True-Kare” para Serviço de Teleassistência

Numa tentativa de oferecer um melhor serviço à população, o município de Vila Nova de Cerveira está a proceder à substituição da pulseira/colar associada ao […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Numa tentativa de oferecer um melhor serviço à população, o município de Vila Nova de Cerveira está a proceder à substituição da pulseira/colar associada ao Serviço de Teleassistência a idosos por uma solução mais eficiente e que inclui o telemóvel “True-Kare”. O telemóvel permite aos utilizadores usá-lo nas suas rotinas diárias sem comprometimento da segurança e bem-estar. Para acionar o sistema apenas têm de carregar numa tecla de alerta pré-definida, de forma a obterem assistência imediata por um serviço de atendimento 24 horas por dia. A chamada é atendida exclusivamente por profissionais de saúde que já dispõem do perfil e ficha do utente associado, nomeadamente condições básicas de saúde (medicação, alergias, hipertensão…), localização (morada, familiares e vizinhos mais próximos…) e contactos diferenciados em caso de urgência.
Colocar os mais recentes avanços tecnológicos à disposição de um serviço de qualidade no apoio social, saúde e segurança da população idosa mais carenciada e isolada do concelho é o objetivo deste novo conceito, articulado entre a autarquia de Cerveira e a empresa TCare, Conhecimento e Saúde e que, numa primeira fase, abrange os 30 idosos que já usufruíam da pulseira/colar.
Os novos dispositivos móveis estão a ser entregues aos 30 idosos identificados pelos Serviços Municipais de Intervenção Social da autarquia cerveirense sem qualquer custo económico, uma vez que todos os encargos financeiros serão suportados pelo município.
Aurora Viães, Vereadora com o pelouro da Ação Social, explica a mudança dizendo que foram percebendo “que o sistema em curso da pulseira/colar com botão de acionamento já não respondia às necessidades reais dos seus utilizadores, quer devido a problemas técnicos que foram surgindo, quer à própria dificuldade na adaptação”. Por isso, o executivo de Cerveira acredita “que a adesão ao telemóvel revela-se como a forma mais prática e funcional para oferecer uma resposta imediata em situações de urgência e/ou um apoio permanente no âmbito do conceito ‘voz amiga’”.
O objetivo no futuro é alargar o Serviço de Teleassistência TCare Alerta – True-Kare a mais idosos necessitados, sendo que potenciais interessados na adesão podem contactar a junta de freguesia ou a Câmara Municipal.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts