No primeiro dia da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que acontece até domingo na vila mais antiga do país, o evento equestre foi novamente reconhecido. A Associação Nacional de Turismo Equestre distinguiu a feira limiana com a marca “Turismo Equestre Portugal”, sendo este um certificado de qualidade. O certificado foi entregue esta quinta-feira, ao final da tarde, durante a abertura da Feira do Cavalo, pelo presidente da Associação Nacional de Turismo Equestre, João Veiga Maltez, que apresentou este evento como um exemplo de reconhecida qualidade, afirmando que a Associação visa “promover e divulgar o turismo Equestre, um segmento de mercado que terá de se afirmar dentro e fora do país, estimulando a competitividade dos seus agentes”.
Victor Mendes, autarca local, reconheceu que “é para Ponte de Lima uma honra e um orgulho receber este certificado, o que demonstra a qualidade que a Feira do Cavalo tem alcançado, sendo em simultâneo um estímulo para continuar apoiar o projeto Ponte de Lima Destino Equestre Internacional.”
O evento recebe a visita oficial da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esta sexta-feira, às 18 horas. À semelhança de outros anos, a organização espera que o evento atraia um número significativo de visitantes, nacionais e estrangeiros, sendo expectável que supere as 100 mil pessoas registadas nas edições anteriores. Por isso, aposta num programa de qualidade, no qual se destaca a 8ª edição das Olimpíadas de Equitação Adaptada, com a participação de 90 atletas. O programa desportivo da Feira do Cavalo inclui ainda a Taça de Portugal de Dressage, a Prova de Equitação à Portuguesa, jogos de Horseball, o Festival do Garrano e o Desfile de Coudelarias.
Além da vertente desportiva, quem passar pelo recinto da feira poderá apreciar as danças sevilhanas, ouvir as tradicionais concertinas e disfrutar de agradáveis passeios a cavalo.