FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 08 Jun 2016

Projetos educativos do CMIA chegaram a 1.300 alunos durante este ano letivo

Ao longo do ano letivo que agora está a terminar, os projetos educativos levados a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Ao longo do ano letivo que agora está a terminar, os projetos educativos levados a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo chegaram a cerca de 1300 alunos do concelho. Ao longo do período escolar, os jovens participaram no projeto “Escola da Natureza”, que abrangeu duas áreas de ação nas quais os alunos entraram em contato com espaços naturais de elevado valor ambiental do concelho: O Mar perto de Ti e O Rio perto de Ti.  O projeto é composto de ações nas escolas para abordagem de conceitos teóricos e realização de atividades experimentais e incluiu ainda uma saída de campo como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos e valorização do património natural.
A iniciativa contou com o patrocínio dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico (SMSBVC) e os alunos trabalharam a temática dos ecossistemas ribeirinhos, tendo sido ainda integrados num concurso sendo que, a 03 de junho, foram entregues os prémios às duas escolas vencedoras (E.B. 1 da Areosa e EB 2,3 Carteado Mena). Na temática do mar, os alunos envolvidos desenvolveram cartazes de sensibilização sobre a proteção dos ecossistemas costeiros que estarão agora disponíveis para visualização nos painéis de informação das nove praias de bandeira azul do município, a partir do dia 15 de junho.
Também o projeto “Da terra para a Terra” continua a levar às escolas, pelo oitavo ano consecutivo, ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário, e a valorização da matéria orgânica, não só através da recolha seletiva efetuada pelos SMSBVC nas cantinas escolares, mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo.
Para o dia 21 de Junho, dia em que o CMIA comemora nove anos de existência, está prevista uma apresentação pública do serviço educativo da autarquia na área do Ambiente, fruto de uma candidatura da autarquia ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR) e que foi aprovada, permitindo assim consolidar a oferta de projetos educativos nesta área.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts