FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Jul 2016

Aluguer de cadeiras durante a Romaria d’Agonia vai ajudar associações de Viana

A VianaFestas, entidade organizadora da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, abriu esta quinta-feira as inscrições com vista à exploração da atividade de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A VianaFestas, entidade organizadora da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, abriu esta quinta-feira as inscrições com vista à exploração da atividade de aluguer de cadeiras da via pública na cidade de Viana do Castelo durante a romaria, à qual podem concorrer associações culturais, sociais e desportivas locais. Assim, o aluguer de cadeiras deverá apoiar associações vianenses.
Desde o ano passado que a VianaFestas passou a regulamentar o aluguer de cadeiras com o objetivo de organizar esta prática, “de forma equitativa e transparente”, durante os principais quadros da festa, declara a entidade em comunicado. “É assim possível às associações locais arrecadar fundos extraordinários para suportar o desenvolvimento das suas atividades junto da população, ao longo do ano, concessionando a VianaFestas, para esse efeito, a ocupação de parte da via pública da cidade”, declara nota do Somos Todos Romaria, slogan das festividades vianenses.
De acordo com o regulamento agora anunciado, para a Romaria d’Agonia de 2016 “não será permitida a colocação de cadeiras para aluguer sem autorização expressa da VianaFestas” e os interessados deverão fazer a sua inscrição, por escrito, até ao próximo dia 30 de julho. O regulamento define ainda que “por cada metro linear ou quatro cadeiras”, as associações a explorarem, “deverão efetuar o pagamento de cinco euros à VianaFestas”, verba que serve para assegurar a gestão deste processo e para suportar uma parte dos custos da organização da Romaria.
Os lugares disponibilizados para o Cortejo Histórico-Etnográfico, no dia 21 de agosto, serão o Passeio das Mordomas; Rua Nova de Santana; Rua de Aveiro e a Alameda João Alves Cerqueira. Para a Serenata, no mesmo dia, à noite, serão disponibilizados os lugares na Marina, mas “não será permitido o aluguer de cadeiras por um valor inferior” ao já habitualmente praticado pela VianaFestas para as bancadas.
“O aluguer de cadeiras nas ruas do centro histórico de Viana do Castelo para assistir sobretudo ao Cortejo foi, durante décadas, feito por particulares, situação que por vezes provocava alguns desentendimentos, dada a inexistência de regulamentação específica”, explica a VianaFestas. Contudo, contam as memórias populares que após um grande naufrágio com pescadores de Viana do Castelo, as viúvas decidiram pedir à organização da Romaria autorização para colocar cadeiras nas ruas, por onde passava o tradicional Cortejo, angariando algum dinheiro. Corriam os anos de 1962 e 1963, mas a prática, embora noutros moldes, perdurou até aos dias de hoje e assim se manterá, no apoio às associações locais.

O regulamento está disponível no site da Vianafestas www.vianafestas.pt e as inscrições poderão ser entregues presencialmente nas instalações ou através de e-mail para:vianafestas@vianafestas.com.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts