Os árbitros da Associação de Futebol de Viana do Castelo, João Matos e Barbara Peixoto, foram promovidos à primeira categoria nacional, confirmou a Federação Portuguesa de Futebol em comunicado oficial. João Matos vai arbitrar jogos da Liga Profissional e Barbara Peixoto no Nacional Feminino.
A FPF divulgou a lista completa de árbitros, assistentes e observadores para a época 2016/2017.
Tal como o árbitro vianense, João Matos, subiram também ao campeonato principal do futebol português, Gonçalo Martins (Vila Real), Hélder Malheiro (Lisboa) e João Mendes (Santarém).
A Federação confirmou ainda as despromoções de André Moreira, Sérgio Piscarreta e Cosme Machado, os três últimos classificados da temporada transata. Recorde-se que Piscarreta era árbitro internacional.
As despromoções surgem na sequência da inclusão de Jorge Sousa e Vasco Santos no quadro de árbitros. Ambos passaram grande parte da última época lesionados e não tiveram classificação. Contudo, a Federação decidiu-se pela manutenção de ambos.
Artur Soares Dias, da associação do Porto, foi designado pela primeira vez o melhor árbitro da Liga portuguesa, imediatamente à frente de João Capela e de Nuno Almeida, segundo e terceiro posicionados.
Quadro de árbitros de Viana do Castelo nas provas nacionais em 2016/17:
Liga Portuguesa de Futebol Profissional:
Arbitro principal: João Matos.
Arbitro assistente: Paulo Vieira.
Federação Portuguesa de Futebol:
Árbitros: Pedro Vilaça, Bruno Nunes, Diogo Pinto, Fábio Nunes, Márcio Tores, Rémi Leite e Rui Lima.
Arbitro assistente: Jorge Brito.
Futebol Feminino:
Árbitros: Barbara Peixoto, Barbara Domingues, Filipa Cunha e Helena Barbosa.
Observadores nacional:
António Pinto, João Gomes, Joaquim Ribeiro e Jorge Rocha.