FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Jul 2016

Bárbara Temporão é mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia e familiar de ex-ministro do Brasil

Bárbara Temporão, de 19 anos e estudante de direito, é a mordoma presente no cartaz oficial da Romaria d’Agonia e já está em Viana do Castelo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Bárbara Temporão, de 19 anos e estudante de direito, é a mordoma presente no cartaz oficial da Romaria d’Agonia e já está em Viana do Castelo para assistir à romaria das romarias. Numa entrevista exclusiva à Geice, explicou as raízes em Monção, pelo lado da mãe, revelando que visita o Alto Minho desde 2013. “Nestas viagens a Portugal, venho sempre a Viana. Em 2014 estive cá durante a romaria, foi realmente muito bonito”, revelou a jovem mordoma. Bárbara contou ainda que é familiar de José Gomes Temporão, que foi Ministro da Saúde no Brasil no tempo do ex-presidente Lula da Silva. “Todos em Temporões vêm de Monção, ele é primo do meu avô”, indicou a jovem.
Recorde-se que o concurso para a conceção do cartaz oficial da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia foi ganho por uma designer de moda do Rio de Janeiro e de ascendência portuguesa, Anna Galvão, de 22 anos e filha de madeirenses, contando com Bárbara Temporão como mordoma. Em comum, para além da amizade, têm a paixão pelas tradições do Alto Minho e a admiração pela rainha das romarias de Portugal. Quanto ao cartaz é uma ilustração da imagem de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. A mordoma explicou que o desafio foi lançado pela mãe da autora do cartaz e que acabaram por adorar o resultado final, embora nunca tenham acreditado que podiam ganhar. “Foi um orgulho, nem sequer conseguia trabalhar com a alegria”, revelou.
Sobre as críticas que o cartaz recebeu, Bárbara Temporão acredita que “cada pessoa tem o seu gosto e temos de saber respeitar”, mas indica que recebeu “muito carinho e mensagens de pessoas que disseram que adoraram”. No cartaz, a jovem enverga um traje de domingar azul, com lenço de cor amarela, que foi adquirido em 2013, durante a sua primeira viagem ao Alto Minho. “O ouro é de família e de amigos”, assegura.
A mordoma começou no folclore aos 8 anos de idade e pertence ao Rancho Folclórico José Ferreira Vaz, na cidade de Niterói, juntamente com Anna Galvão. “A minha mãe e o meu avô sempre me levaram às festas portuguesas no Rio de Janeiro, sempre estive presente no cenário português”, indicou a jovem estudante, que explica assim a paixão que sempre teve pelo folclore. Através da presença no grupo folclórico, já teve oportunidade de apresentar o folclore minhoto em muitas cidades do Brasil.
“Estou muito ansiosa pela chegada da Romaria. Acredito que vai ser uma experiência que vai ficar para o resto da minha vida”, refere Bárbara Temporão. “Acredito que vou ser bem recebida pelas pessoas porque o povo português é muito acolhedor”, vaticinou, dizendo que tem tirado fotografias a todas as montras e sítios onde encontra o cartaz oficial das festas.
Fernanda Temporão, a mãe da mordoma, destacou o “grande orgulho” em poder ter a filha como cartaz da romaria e expressou emoção em poder encontrar o rosto de Bárbara “um pouco por todo o lado”. “Sinto grande amor por Portugal, é a minha terra natal. Chego em Portugal e sinto-me em casa. O facto de a Anna e a minha filha terem ganho este concurso é uma sensação indescritível, uma felicidade imensa”, frisou.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts