FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Jul 2016

Dia de Arcos de Valdevez assinalado com Pelourinho das Crianças feito com 500 azulejos

Na próxima segunda-feira, dia 11 de julho, assinala-se o Dia do Concelho em Arcos de Valdevez. Integrado na programação de Comemorações dos 500 anos do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na próxima segunda-feira, dia 11 de julho, assinala-se o Dia do Concelho em Arcos de Valdevez. Integrado na programação de Comemorações dos 500 anos do Foral de Valdevez, o projeto artístico “Pelourinho das Crianças” integra 500 azulejos realizados pelo total das crianças dos jardins-de-infância concelhios durante os anos letivos 2014 a 2016. Localizado num dos pontos laterais do Jardim dos Centenários, esta instalação artística, não muito distante da Praça Municipal onde se insere o Pelourinho quinhentista, é uma homenagem de uma jovem geração de arcuenses aos seus antepassados.
Os azulejos foram criados no âmbito das atividades plásticas desenvolvidas pela Casa das Artes municipal, representando a forma como cada criança vê o monumento, resultando num produto final de total originalidade. A estrutura base, construída em betão, é uma réplica de forma muito aproximada do Pelourinho de Arcos de Valdevez, edificado no século XVI em relação com o Foral outorgado pelo rei D. Manuel à Vila, incluindo uma base em degraus e um corpo principal de grande dimensão, preenchidos na quase totalidade pelos azulejos, encimado por uma esfera e uma inscrição em base metálica contendo os dizeres “Crianças me Fizeram”, numa analogia à referência original gravada no Pelourinho de Valdevez, e onde se lê “João Lopes me Fez”, naquela que é a única assinatura conhecida num pelourinho em Portugal.
O dia do concelho de Arcos de Valdevez começa com o Hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escuteiros e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, pelas 10h00 na Praça Municipal, e às 10h30 decorre a apresentação do Portal da Memória Arcuense, no Arquivo Municipal José Terra, seguindo-se a inauguração do “Pelourinho das Crianças”.
A sessão Solene de Comemoração do Dia do Concelho decorre às 11h00, integrando a apresentação da edição fac-simile da obra de José Cândido Gomes “As Terras de Valdovês: Memórias Históricas e Descriptivas do Concelho dos Arcos de Val de Vez”, e às 22h00 o Concerto de Fado com Ricardo Ribeiro.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts