FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Jul 2016

Festa da Broa e do Chouriço celebra cultura local da Montaria através da gastronomia

  Dias 15, 16 e 17 de julho acontece a Festa da Broa e do Chouriço, em S. Lourenço da Montaria, no concelho vianense. O […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Dias 15, 16 e 17 de julho acontece a Festa da Broa e do Chouriço, em S. Lourenço da Montaria, no concelho vianense. O domingo é mesmo o dia principal da Festa da Broa e do Chouriço, com uma feira e venda de broa e enchidos locais a acontecer entre as 09 e as 19 horas. O evento pretende evocar produtos caraterísticos da alimentação local, celebrando a cultura da freguesia pela via gastronómica.
Carlos Pires, autarca local, explicou à Geice que “tudo o que é da terra” poderá ser encontrado no evento, que vai contar com a participação de particulares, associações e coletividades de Montaria, entre duas dezenas de inscritos. Para o responsável, a adesão é sempre “muito grande”, sendo a freguesia visitada por muitas pessoas de fora.
Antes, no dia 15 de julho, a festa começa à noite, com o Grupo de Bombos das Montanhas a atuar pelas 21h45. Pelas 22 horas, projeção ao ar livre do documentário “O Salto”, de Christian de Chalonge, rodado em França em 1973. Filme emblemático sobre a emigração portuguesa clandestina, “O Salto” está imbuído de uma forte carga política e ideológica, fruto do ambiente efervescente vivido em França na época. O crescente fluxo migratório, as condições em que partiam os emigrantes – a pé e em camionetas de carga – e a forma como eram recebidos em França são questões retratadas de forma crua e realista. Na tenda gastronómica da Festa da Broa e do Chouriço poderá ser saboreado o caldo verde, chouriça de cebola assada na brasa com broa, sardinha assada na brasa com broa, arroz doce, e até cabrito, sob encomenda.
No dia 16 de julho, acontece a iniciativa “Um dia com o rebanho na Serra d’Arga”, com o pastor Jorge Gomes, entre as 12h30 e as 18 horas. Ao longo de quatro horas, entre as 14 e as 18 horas, vai acontecer a Oficina da Broa, com uma representante da Casa do Justino. Durante a tarde acontece ainda uma caminhada na Serra d’Arga, pelo Trilho do Pôr do Sol. De noite, o grupo de bombos volta a atuar e será depois projetado ao ar livre o filme “Argaço”, de Carlos Eduardo Viana, documentário preparado pela AO NORTE para o Museu do Traje de Viana do Castelo. A tenda gastronómica volta a estar disponível com os melhores petiscos e, pelas 23h30, inicia o Baile de Concertinas à Moda Antiga, no Largo do Souto.
Durante o evento há ainda lugar para destacar o “Montaria.06”, um documentário que corresponde a uma iniciativa na área do cinema e do património que pretende refletir sobre o mundo rural. Este é um filme etnográfico que quer valorizar o património e os recursos endógenos da terra.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts