FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Jul 2016

Gémeas de 17 anos vencem Corrida da Mulher da cidade de Viana

Ana Sousa e Mariana Sousa, duas irmãs gémeas, de apenas 17 anos de idade, foram as grandes vencedoras da VI Corrida / Caminhada da Mulher, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Ana Sousa e Mariana Sousa, duas irmãs gémeas, de apenas 17 anos de idade, foram as grandes vencedoras da VI Corrida / Caminhada da Mulher, que aconteceu este domingo de manhã em Viana do Castelo. Centenas de pessoas, de todas as idades, juntaram-se para o evento organizado pela ex-atleta vianense Manuela Machado e, pela primeira vez, a corrida de cinco quilómetros de extensão “abriu as portas” à participação masculina e até existiram prémios para os três primeiros classificados em equipas mistas.
As irmãs gémeas acabaram a prova nas duas primeiras posições e Catarina Rego foi a terceira mulher vencedora. Ana Sousa, a primeira classificada, disse ser “fantástico” e “gratificante” poder vencer a prova, depois de todo o treino com a atleta Manuela Machado. Mariana Sousa revelou que são treinadas pela campeã vianense, já que fazem parte do Cyclones Sanitop, clube de Manuela Machado, e que treinam em Cardielos ou na pista municipal com o nome da ex-atleta. “Sonhamos alcançar, um dia, um título grande, como fez a Manuela”, vaticinou Ana Sousa, pelo que treinam “quase todos os dias” para que tal aconteça.
No que toca às equipas mistas, Marta Marques e Nuno Truta foram os primeiros, mas acabaram desclassificados por não terem corrido com a t-shirt oficial da prova. Assim sendo, Manuela Machado e o irmão, José Machado, foram os vencedores em equipas mistas, seguidos de Joana Barros e Luís Coutinho e Catarina Rodrigues com Pedro Ribeiro.
Manuela Machado lá foi dizendo que “claro que gostava que estivesse muita mais gente”, mas disse que “aqui, em Viana do Castelo, as pessoas não aderem muito”. “Principalmente as mulheres, porque se é ao sábado é porque é ao sábado, se é ao domingo é porque é ao domingo”, lamentou, admitindo que “gostaria que estivesse muita mais gente, porque é uma corrida solidária”. A edição deste ano aceitou a inscrição de homens, pelo que a ex-atleta, natural de Cardielos, disse que aceitou o desafio lançado pela população masculina, mudando o slogan da prova para “Corrida/Caminhada da Mulher e do homem que trata bem a mulher”.
José Maria Costa, autarca da Câmara de Viana, destacou o “enorme carinho” que a cidade tem pela “campeã” Manuela Machado, dizendo que esta corrida “já faz parte do nosso calendário de provas”. Para o socialista, esta foi “uma manhã de festa do atletismo, festa para todos, convívio geral”, pois o evento contou “com muita gente, jovens e casais”, que se juntaram num momento de desporto e solidariedade. Por isso, o autarca destacou “o espírito desportivo e solidário” que considerou “uma ótima forma de passar um domingo”.
Aurora Cunha, também ex-atleta, voltou a associar-se a uma iniciativa da amiga Manuela Machado e destacou o facto de a prova reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. “É uma instituição que diz muito a todos e todas, que tem feito um trabalho louvável em todo o país e na região Norte em particular”, considerou, dizendo que foi “uma manhã fantástica de sol, com todas as pessoas presentes”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts