FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Jul 2016

Inscrições para o Desfile da Mordomia de 19 a 29 de julho

Até dia 29 de julho estão abertas as inscrições para o Desfile da Mordomia, um dos principais números da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Até dia 29 de julho estão abertas as inscrições para o Desfile da Mordomia, um dos principais números da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, num momento que promove o desfile de centenas de mordomas pelas principais ruas de Viana do Castelo. Tal como aconteceu no ano passado, a Vianafestas, entidade organizadora da romaria, informa que a inscrição deverá ser feita com a apresentação do traje ou com a fotografia. As mordomas devem inscrever-se no Museu do Traje ou nas Juntas de Freguesia.

No ano passado, recorde-se, no balanço do desfile, Maria José Guerreiro, vereadora da cultura na Câmara de Viana e presidente da Vianafestas, garantiu a inscrição de mais de 350 mordomas. O desfile da mordomia permite a apresentação dos diferentes trajes das freguesias vianenses e é considerado uma verdadeira montra viva dos trajes e do ouro da região.

Sempre às 10 horas de sexta-feira (este ano, 19 de agosto), o Desfile da Mordomia é símbolo da identidade local. Por traje à vianesa entendemos o  vestuário usado pelas raparigas das aldeias rurais próximas da cidade de Viana do Castelo que ganhou características próprias que o individualizaram em medos do século XIX e foi usado até inícios do século XX. Estas características podem definir-se pela ousadia do seu colorido e pela enorme profusão de elementos decorativos que lhe conferem um aspecto exuberante. Estas características tornam-no único no panorama da indumentária popular em Portugal, sendo facilmente reconhecido e identificado com a região de origem.

Outras informações através do email mordomia@vianafestas.com

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts