FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 24 Jul 2016

Melgaço anima o Verão com iniciativas diversas e aposta no cinema

Para animar os meses mais quentes do ano, a autarquia de Melgaço está a promover várias iniciativas para todos os gostos. O programa trimestral contempla […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para animar os meses mais quentes do ano, a autarquia de Melgaço está a promover várias iniciativas para todos os gostos. O programa trimestral contempla atividades que vão desde a dança, teatro, palestras, folclore até ao artesanato, artes e desporto. O presidente da Câmara Municipal de Melgaço realçou a forte aposta do município na cultura, nomeadamente no Festival de Cinema que na sua III edição está, segundo o autarca, consolidado e encontrou o seu público.
Refere Manoel Batista que em 2014 avançaram para a primeira edição, “arriscaram” e apostaram num evento “irreverente”, que tem por base o Museu de Cinema Jean Loup Passek que conta com um “espólio incomensurável”. “Era mais fácil optar por produtos imediatistas e populistas, mas a nossa opção foi a da criação de um evento diferenciador que tivesse a ver com a nossa realidade e que deixasse um legado para o município. Todos os anos, o Festival produz conteúdos que ficam no nosso Museu de Cinema e enriquecem o município”, afirmou o autarca.
O Filmes do Homem  – Festival Internacional de Documentário de Melgaço é um evento de destaque na área do cinema. De 02 a 07 de agosto vão ser exibidos os 27 filmes a concurso, oriundos de 18 países, na Casa da Cultura, nas freguesias circundantes e em Arbo e Padrenda, na Galiza. Concorreram mais de 300 filmes, mas foram selecionadas 13 longas-metragens e 14 médias e curtas-metragens. A edição de 2016 aborda os temas identidade, memória e fronteira e pretende ser um ‘tributo’ a Jean Loup Passek por permitir que, através da doação de património, o festival fosse uma realidade. O festival internacional é organizado pela autarquia melgacense em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual. No âmbito do Filmes do Homem realiza-se ainda a residência cinematográfica e fotográfica Plano Frontal, de 29 de julho a 07 de agosto, e o curso de verão Fora de Campo, de 03 a 07 de agosto.
De 05 a 14 de agosto é a vez do “Melgaço em Festa” animar as ruas da vila. A iniciativa promove a cultura através de inúmeras atividades, entre livros, cinema, folclore, música, artesanato, exposições, animação, teatro, dança, tradições, gastronomia e vinhos. A festa inicia com o Dia do Brandeiro e com o Festival Internacional de Folclore, que inclui a participação da Bolívia, da Chechénia, da Colômbia e das Filipinas. O Festival das Tapas e do Alvarinho e o Bife de Presunto à la Carte prometem deliciar os visitantes. A iniciativa termina com o concerto de Luís Represas e com um espetáculo pirotécnico e musical.
Para comemorar o Dia Mundial dos Avós, a autarquia planeou um convívio inter-geracional a realizar no dia 26 de julho, a partir das 10h00, nas Termas do Peso. A atividade destina-se a avós e netos de todo o concelho e conta com animação musical, desportiva e jogos tradicionais.
Para os adeptos de desporto, estão previstas três momentos de pura diversão. No dia 27 de julho haverá uma aula de Step na Praça da República; no dia 03 de agosto está prevista uma sessão de Aeróbica na Alameda Inês Negra; e no dia 17 de agosto o Jump vai ser o protagonista do Parque urbano do Rio do Porto. As aulas decorrem entre as 19h30 e as 20h30 e a participação é gratuita.
Os espetáculos “Dança na Praça”, no dia 19 de agosto, na Praça da República, e “Dança e Património”, no dia 24 de setembro, vão animar os apreciadores da arte. Também vai haver “Música na Praça”, no dia 26 de agosto na Praça da República, e “Música na Fonte”, no dia 17 setembro nas Termas do Peso.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts