FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Jul 2016

Posto de Assistência Social de Alvarães apoia mais de 30 crianças em creche com cariz familiar

O Posto de Assistência Social de Alvarães (PASA) é agora responsável pela gestão da Creche Familiar, uma nova resposta social que permite que mais de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Posto de Assistência Social de Alvarães (PASA) é agora responsável pela gestão da Creche Familiar, uma nova resposta social que permite que mais de 30 crianças sejam apoiadas por um conjunto de 11 amas, devidamente licenciadas. Ângela Araújo, do PASA, indicou que esta é uma resposta social “orientada para a prestação de cuidados básicos da criança entre os 4 meses de idade e os 36 meses, em contexto familiar”. “A grande diferença é que as crianças podem frequentar um ambiente familiar, num grupo de crianças que, no máximo, é de quatro”, indicou a responsável.
O serviço é assegurado por um conjunto de amas “devidamente licenciadas” pelo Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo e que conta com apoio técnico da IPSS de Alvarães. As amas disponibilizam a sua habitação para receber as crianças, desde que tenham todas as condições cumpridas. “A creche familiar presta o mesmo tipo de serviços que uma creche normal, com a grande ‘nuance’ de ser em ambiente familiar e com um grupo de crianças muito mais restrito”, declarou Ângela Araújo, explicando que “a creche familiar tem na mesma um projeto educativo, um projeto pedagógico e um plano de atividades anual”.
Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, disse à Geice ficar “cheio de orgulho” por verificar que o Posto de Assistência Social de Alvarães tem ofertas “nas mais variadas áreas” e que trabalha afincadamente na “integração” social. “A margem esquerda do rio Lima não tem, em muitas áreas, as respostas sociais da cidade” disse o autarca, pelo que Alvarães tem feito “um investimento muito grande” nesta área. “As problemáticas sociais existem e é uma mais-valia o facto de podermos dar estas respostas sociais”, vaticinou Fernando Martins.
O Posto de Assistência é uma instituição particular de solidariedade social, criada em 1981, desde o início deste mês que também dá apoio técnico às amas envolvidas neste projeto de creche com cariz familiar, num projeto que já existia mas que agora está na alçada da IPSS de Alvarães.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts