FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Jul 2016

“Pulsar Viana” promove cultura da região com iniciativas diversas no Estação Viana Shopping

Inaugura esta sexta-feira a iniciativa “Pulsar Viana”, onde cultura, a tradição e a arte de Viana de Castelo vão juntar-se no Estação Viana Shopping. Durante quatro meses, até 29 de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Inaugura esta sexta-feira a iniciativa “Pulsar Viana”, onde cultura, a tradição e a arte de Viana de Castelo vão juntar-se no Estação Viana Shopping. Durante quatro meses, até 29 de outubro, o centro comercial promete ser “ o coração de Viana do Castelo”, ao promover a iniciativa que pretende, em conjunto com a comunidade, promover a cultura da região. Fazem parte da iniciativa exposições de arte, exposição de trabalhos de artistas locais de obras características da região, workshops de tradições locais e ainda promoção de atividades alusivas à saúde e bem-estar.
A iniciativa arranca esta sexta-feira com a Exposição Bordados do Minho, patente no Estação Viana até ao dia 24 de julho. Estarão expostos nesta ação os afamados Lenços de Namorados de todos os concelhos do Minho: Viana do Castelo, Braga, Barcelos, Vila Verde, Amares e Guimarães.
A partir do dia 11 de julho e até ao final da iniciativa, a “Alma Vianense” vai marcar presença através de um projeto do arquiteto Tiago Arieira, que pretende pulsar as pessoas para os traços estéticos vianenses, segundo uma visão contemporânea, através de uma instalação artística que redesenha a entrada sul do Estação Viana Shopping. A Filigrana, arte ancestral tão característica do Minho, que consiste em trabalhar metais através de fios desses materiais, está em destaque entre os dias 13 e 17 de julho.
No dia 25 de julho e, até ao dia 7 de agosto, a fotografia ganha destaque no centro, com a Exposição Ruralidades, da autoria de Luís Borges. O fotógrafo, apaixonado pelo Minho, convida a um passeio ao mundo das serras (Amarela, Soajo, Peneda) do planalto (Castro Laboreiro), e sob a sua objetiva visitar as gentes, as paisagens a fauna e flora desta região.
Ao longo da primeira quinzena de agosto, Dina Maciel Costa, natural de Viana do Castelo, expõe as ilustrações onde celebra o universo vianense, desde as épicas viagens dos pescadores da Faina Maior, até às pitorescas celebrações d´Agonia.
De 8 a 22 de agosto, Luísa Manso expõe os seus trabalhos em “100% D´Arga”, um projeto de curadoria sobre produtos portugueses produzidos localmente em espaços rurais, que pretende recuperar e desenvolver as tradições da Serra d’Arga. Ainda durante o mês de agosto, entre os dias 16 e 31 decorre a Exposição de Pintura e Ilustração “Vidas do Norte”, da autoria de Eduarda Novo.
No dia 17 de setembro, os holofotes voltam-se para a música, com a atuação do grupo Contraponto, composto por jovens cantores naturais de Viana do Castelo.
Entre os meses de julho e outubro decorrem ainda, aos sábados, um conjunto de workshops variados que visam ensinar os saberes da região do Minho, tais como bordados, tecelagem, mini-cabeçudos, gesso perfumado, sardinhas de cerâmica, pintura com motivo de azulejos portugueses ou personalização de cerâmicas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts